
O Amor cobre a multidão dos pecados!
“Aquele que furtava não furte mais;
antes trabalhe, fazendo com as suas mãos o que é bom,
para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.” –
Paulo. (Efésios, 4:28.)
Os Espíritos Superiores nos garantem que o Amor, é o estágio mais elevado do sentimento. E que o homem só atinge sua plenitude quando ama. Enquanto exige dos outros, atenção, compreensão, afeto, etc., está esquecido de assumir também as suas responsabilidades de amar sem exigir retribuição.
No atual estágio moral e social da humanidade hodierna a conotação de amor sofre a desvalorização do seu verdadeiro sentido, para confundir-se com tormento sexual que não passa de instinto desgovernado. Em seu perfeito sentido, o amor aproxima as Almas produzindo felicidade e paz.
Assim sendo, precisamos cuidar do campo intimo com zelo, para que aos poucos possamos irradiar sentimentos enobrecidos, contagiando de forma positiva o mundo à nossa volta, para que o assédio das forças e dos elementos inferiores não nos abale a esperança e a confiança nos desígnios superiores.
Urge desde já arar e adubar com carinho e responsabilidade a terra dos nossos corações, para que a boa semente encontre berço amigo, para desenvolver-se e tornar-se árvore frutífera e frondosa para ofertar-nos uma feliz colheita. Sabemos que não nos será possível evitar o próprio espírito do contato com o sofrimento, e com as experiências que nos concederão as condições adequadas ao desenvolvimento dos valores que nos trarão harmonia com as sublimes Leis de Deus.
“Cada dia tem a sua lição.
Cada experiência deixa o valor que lhe corresponde.
Cada problema obedece a determinado objetivo.
Há criaturas que, torturadas por temores contraproducentes, proclamam a inconformação que as possui à frente da enfermidade ou da pobreza, da desilusão ou da velhice.
… Ainda que a prova te pareça invencível ou que a dor se te afigure insuperável, não te retires da posição de lidador, em que a Providência Divina te colocou.
Recorda que amanhã o dia voltará ao teu campo de trabalho.
Permanece firme, no teu setor de serviço, educando o pensamento na aceitação da Vontade de Deus.
… Sê otimista e diligente no bem, entre a confiança e a alegria, porque, enquanto o envoltório de carne se corrompe pouco a pouco, a alma imperecível se renova, de momento a momento, para a vida imortal.” (1)
Dessa forma não podemos descansar antes do tempo, com as primeiras conquistas espirituais que realizarmos, porque é indispensável continuar vigilantes ante os golpes sutis das mentes desequilibradas e forças deprimentes que nos rodeiam. O agricultor atento sabe perfeitamente que uma colheita farta, exige dedicação e trabalho dia-a-dia, até que o fruto precioso lhe abençoe a vida.
A obra da nossa própria sublimação, não nos permite descanso além do necessário, porque,cada instante é momento de corrigir e aperfeiçoar pensamentos, palavras e atos, e não podemos jamais esquecer que trabalho e devotamento são recursos imprescindíveis dos quais não nos será lícito menosprezar na lavoura do aperfeiçoamento próprio, se quisermos pautar nossa própria vida, pelos ensinos e exemplos de Jesus Cristo, em busca de amor e luz para harmonia da nossa consciência.
Jesus o Mestre Maior da humanidade, detentor de todas as virtudes sintetizou o amor como sendo a única diretriz segura pela qual logramos a ascensão espiritual sonhada por nós todos, e nos solicita: “haja o que houver ama.”
Francisco Rebouças
Referências:
(1) Xavier, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel. Livro Fonte Viva, FEB, 1ª edição especial. Cap. 141.
Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.flickr.com/photos/79841311@N06/16175492799>.
Acesso em: 08ABR2020.
Veja também
Ver mais
60ª Semana Espírita Intermunicipal de Barretos/SP – de 05 à 10 de Julho

Diga sim à vida! Vote CONTRA a aprovação do aborto no Brasil
