Página InicialTextos EspíritasTempos de Desafios

1424 visualizações

Tempos de Desafios

maio 31, 2020

Quando ouvimos a fala sobre tempos de desafios, logo imaginamos uma situação ou situações de grandes dificuldades; e, se não tivermos o cuidado e a vigilância necessários ao nosso bem-estar mental, poderemos nos resultar em transtornados da vida privada.

Vida privada, sim! Porque, embora os tempos de desafios estejam para todos os envolvidos nesta oficina Terra, a maneira que cada qual se posicione diante das situações adversas e desafiadoras, é de total particularidade.

Diante de uma crise, seja ela financeira ou envolvendo doenças e enfermidades, ou problemas de relacionamento, ou se tratando de perda, etc., uma determinada pessoa poderá encará-la como se fosse o desfecho da vida, entregando-se ao desespero ou até mesmo a uma profunda depressão. Outras poderão enfrentá-la com naturalidade, refletindo, fazendo exame de consciência e tirando proveito positivo da situação, para o crescimento no aprendizado moral e espiritual.

Disse Jesus, através do Evangelho de João, capítulo 16, versículo 13, que no mundo teremos aflições; mas, que tenhamos bom ânimo, porque Ele venceu o mundo.

As aflições, já sabemos, fazem parte desta oficina Terra, onde vivemos e convivemos com situações diversas e adversas.

A recomendação de Jesus para que tenhamos bom ânimo, porque Ele venceu o mundo, nos dá a liberdade para seguirmos em frente com os nossos propósitos de vida e desafios, para vencermos, não apenas o mundo exterior; mas, acima de tudo, o mundo interior, aquele que está instalado dentro da consciência de cada um de nós em particular.

Logo, precisamos entender e compreender que as forças negativas do mundo exterior não têm a competência de nos colocar em estado de sofrimento; mas, a maneira negativa como vivemos e convivemos no mundo interior, ou seja, o da consciência, é que vai nos colocar em posição de sofrimento diante das adversidades do mundo exterior.

Eis os tempos de desafios, que são todos os tempos de oportunidades de buscado entendimento e da compreensão da vida, através dos exercícios de autoconhecimento, do olhar para dentro, da autoanálise (vide questão 919-a de O Livro dos Espíritos), a fim de descobrirmos os nossos potenciais diante da montanha de nós mesmos que temos de escalar e de vencer.

Pensemos nisso e muita paz!

Yé Gonçalves

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://blog.sage.com.br/5-desafios-dos-empreendedores-de-sucesso/>. Acesso em: 31MAI2020.

Yé Gonçalves
Yé Gonçalves

Diretor no Centro Espírita Princesa do Vale e no Instituto Nosso Lar, na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como