Página InicialTextos EspíritasEspelho, espelho meu!

318 visualizações

Espelho, espelho meu!

julho 12, 2020

– Espelho, espelho meu! Diga se no mundo existe alguém mais belo do que eu! Ou mais louco do que eu!

– Claro que não! Você é o mais belo e o mais louco que existe.

Assim ele me respondia (aquilo que eu queria ouvir), nos tempos de ternura, da infância grafada nas doces recordações.

Logo, fui crescendo e chegando à adolescência, quando esse amigo espelho já não me respondia como antes.

Muitas das vezes, parecia me desafiar com a sua franqueza, que, quase sempre, eu a entendia como implicância da parte dele. Contrariava os meus apelos, mas não podia quebrá-lo. Era como se ele fosse eu mesmo ao avesso.

Depois, chegando à idade adulta, ele já me apontava as rugas que se somavam ou se multiplicavam no rosto que, aos poucos, ia se transformando numa careta que de bela era a história que carregava.

Hoje, cresci e me amadureci em relação a esse amigo espelho. Foi-se a infância, os tempos de ternura e os de “aborrescência”.

Tornou-se necessária a conversa franca, frente a frente, com esse amigo de outrora, que agora não mais me ver um menino ou um “aborrescente”, mas quem já cresceu um pouco mais e busca na vida a continuidade do aprendizado da vida.

Por incrível que pareça, os questionamentos se inverteram. Agora, é ele que me questiona:

– Diga se existe alguém mais belo do que você! Ou mais louco do que você!

Agora, é ele que me pergunta:

– Como foi o seu dia de hoje? O que de bom você plantou? Como foi a sua colheita? Você fez todo o bem que precisava ser feito? Fez as pessoas felizes? Você se fez feliz?Qual é a sua análise do dia de hoje?Como foi o seu balancete?

O interessante é que ele continua:

– Responda essas perguntas para você mesmo! Faça a análise do dia de hoje para você mesmo! Apresente o balancete do dia de hoje para você mesmo! Afinal, sou apenas a sua consciência e me reflito em você e você em mim. Mas, é você que tem a bússola para a sua jornada de vida, e é o capitão e o comandante do seu próprio destino.

Assim, vou seguindo, lado a lado, com esse amigo fiel, na terapia diária do autoconhecimento, buscando ver onde preciso me reformar, conforme ensinamentos nas questões 919 e 919-a, de O Livro dos Espíritos.

Yé Gonçalves

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://activated.org/pt/vida/voce-como-todo/autoestima/aquela-pessoa-no-espelho/>. Acesso em: 09JUL2020.

Yé Gonçalves
Yé Gonçalves

Atua como secretário no Instituto Nosso Lar e no Centro Espírita Nosso Lar, na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como