Página InicialTextos EspíritasÉ sempre tempo de receber visitas

154 visualizações

É sempre tempo de receber visitas

agosto 16, 2020

“Pois se nem ainda podeis fazer as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?”
(LUCAS, capítulo 12, versículo 26.)

Jesus na casa de Marta e Maria é uma passagem que consta nas citações do Evangelho de Lucas no capítulo 10, versículo 38.

Na ocasião Jesus é recepcionado pelas irmãs de Lázaro, o ressuscitado, iniciando um momento prazeroso de conversação, seguido de grandes e preciosos ensinamentos.

Importante a reflexão sobre a ansiedade e as escolhas que fazemos diariamente. Analisar alguns dados sobre o comportamento do homem contemporâneo e os reflexos da vida virtual na nossa saúde.

A temática utilizada por Lucas: Jesus na casa de Marta e Maria, traz também uma indicação sutil de como precisamos desenvolver hábitos saudáveis nos círculos de nossa convivência e como o evangelho meditado, sentido e vivenciado pode lançar luz sobre nossas escolhas.

A figura de Marta simboliza a ação, agitação e o fazer, enquanto Maria simboliza a serenidade, contemplação e a emoção. Marta e Maria representam estados psicológicos do ser humano em constante transformação e oscilação.

Nesse sentido é possível concluir que todos nós temos uma porção de Marta e uma porção de Maria, porém é necessário e urgente desenvolver equilíbrio para viver nossas escolhas de maneira a trazer paz e serenidade para os dias conturbados que vivemos.

Segundo Jesus, em Lucas, Maria escolheu a boa parte, que não será tirada dela, e nós outros, Martas e Marias, precisamos adquirir o hábito de receber a visita do Sublime Amigo em nossos lares absorvendo assim seus ensinamentos.

O apego aos bens materiais, o corre-corre diário, as doenças psicossomáticas sinalizam a urgência de criar redes de proteção, para nos sentirmos pertencentes ao círculo de afetos e apaziguar nossas agitações e distonias.

É sabido que o comportamento desequilibrado de inquietação e a agitação impactam a saúde de modo muitas vezes incapacitantes, promovem distúrbios e ou transtornos que necessitarão de um longo prazo para que o tratamento possa surtir os efeitos. Segundo dados da OMS, os transtornos de ansiedade atingem um total de 264 milhões de indivíduos, no mundo.

O que pode ser feito para apaziguar as crises serão os atendimentos médicos especializados, as psicoterapias, as terapias e sem dúvida os atendimentos especializados nas casas espíritas, através de palestras, cursos, acolhimento fraternal, atividades assistenciais, o passe e a água fluidificada. Porém, como fazer tais procedimentos e atendimentos se o próprio trabalhador espírita vem sofrendo essas alterações cognitivas e comportamentais?

A ansiedade, percebida nos trabalhadores espíritas, está mais visível quando o comportamento mental está voltado para a antecipação dos acontecimentos futuros, para a preocupação em promover muitos eventos dentre outros, impedindo-os de se plenificarem nas lides doutrinárias espíritas cotidianas e simples.

O transtorno de ansiedade começa quando essa emoção fica desenfreada. O nervosismo paralisa o indivíduo, impedindo-o que realize suas tarefas, atrapalhando os seus compromissos e emperrando sua vida social e espiritual.

Logicamente os tempos apresentados na citação de Lucas eram outros e não exigiam das pessoas tantas atividades sociais, culturais e econômicas, entretanto a lição estampada na citação evangélica lucana é ensinar aos homens, em todas as épocas, a discernir sobre o que é essencial a cada um!

Sermos Maria é apresentar nossas preocupações aos pés de Jesus e confiar que seremos inspirados a tomar nossas melhores escolhas, sermos Marta é equilibrar nossas ações e agir de modo a realizar o bem sem o desânimo e a inquietação, simplificando: “Quem dera ter as mãos de Marta, porém o coração de Maria.”

Jane Maiolo

Referências:
(1) LUCAS, capítulo 12, versículo 26; e
(2) LUCAS, capítulo 10, versículo 38.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://amijesuscristo.wordpress.com/2016/12/14/adorar-ou-servir/>. Acesso em: 16AGO20.

Jane Maiolo
Jane Maiolo

Professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Dirigente da USE Intermunicipal de Jales. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales. Pesquisadora do Evangelho de Jesus. Colaboradora da Agenda Espírita Brasil. Apresentadora do Programa Sementes do Evangelho da Rede Amigo Espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como