729 visualizações

Reflexões em tempos de transição

novembro 19, 2020

De tempos em tempos, como neste, a humanidade passa por transição antes de atingir o seu progresso intelecto moral. Vivemos dias em que a contradição e a incerteza pairam sobre as decisões da maioria. Investindo em comportamentos que pouco ou nada resultaram, positivamente, surge na alma humana a necessidade de procurar o que é concreto, sadio, nobre e enriquecedor, sem que se saiba para isto qual o caminho certo a seguir.

Os embates nada éticos dos que querem ou dirigem as instituições públicas, onde o grito e a mentira, a violência e a falsidade tomam vulto perturbador, as manifestações ideológicas que andam na contramão da fé e do verdadeiro amor, embora os preguem; a ostentação onde o recurso material vale mais que o ser humano, sendo o passaporte para a viagem ao país de todas as permissividades, do roubo, da destruição da dignidade e do cometimento de todos os excessos, parecem ser a ordem natural das coisas. Porém não passam de suprema loucura onde condutores e conduzidos estacionam hipnotizados por seus valores equivocados.

É certo que não se pode seguir assim, indefinidamente. O coração humano por natureza precisa de alento, esperança e fé, e os espíritos venerandos ensinam que Deus depositou no âmago dos seus filhos ao criá-los o germe de todas as virtudes e potencialidades que um dia terão e deixa-lhes a tarefa de desenvolvê-las através do livre arbítrio. Os erros e os acertos com suas consequências vão aos poucos transformando o ser imperfeito e ignorante no anjo que um dia será.

Esta é uma época de transição, chegou o momento de abandonar o que atravanca o crescimento moral da criatura humana. É nestes tempos de provação coletiva que o homem é convidado a buscar o caminho melhor, e Ele, o mestre e Senhor disse: “Eu sou o caminho”, praticar o seu ensinamento é seguir na direção do bem maior para si mesmo e para os outros, Jesus ensinou com palavras e exemplos, deixando um aferidor de conduta infalível que é, “fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam” (1), não há guia mais seguro para conduzir-se, poupando-se o homem de muitos dissabores perante a lei de causa e efeito.

Persevera no bem, e não te arrependerás.

Adelvair David

Referências Bibliográficas:
(1) Mateus 7:12.

Adelvair David
Adelvair David

Dirigente, Trabalhador e Orador Espírita no Grupo Espírita Beneficente "Maria Dolores", na Cidade de Jales, interior de SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?