Página InicialTextos EspíritasDuas frases de Genésio de Nosso Lar

373 visualizações

Duas frases de Genésio de Nosso Lar

fevereiro 3, 2021

Genésio é instrutor apresentado no capítulo 26 – Novas perspectivas, do livro Nosso Lar (edição FEB). Na narrativa, após apresentação e pequenos diálogos constantes do citado capítulo, Genésio apresenta duas frases, uma após outra, de grande significado para reflexão cabível em muitas circunstâncias da vida humana e aplicável para qualquer um de nós nas experiências próprias de aprendizado.

As frases são:

a) Quando o servidor está pronto, o serviço aparece;
b) Quando o discípulo está preparado, o Pai envia o instrutor.

Agora deixo com o leitor aprofundar reflexões sobre o alcance e significado das duas afirmativas. O “Pai” ali referido é Deus, o Criador, o autor da vida, o condutor das harmonias todas do Universo. Por outro lado, como é o servidor estar pronto? Quando estamos preparados? Quem é o instrutor? Que serviço será que aparece? Fenomenal ampliar considerações sobre tudo isto.

Note-se que aí incluem, com naturalidade, a iniciativa, a disposição para o trabalho, o comprometimento com as boas causas, a vontade ativa. E, claro, recepcionar um instrutor tem grande significado na extensão dos méritos adquiridos para essa ou aquela responsabilidade. Quem ele é? Como reconhecê-lo? Em quais circunstâncias? E já imaginou o leitor o que é um discípulo preparado? E, por outro lado, como estamos nós (a pergunta é inevitável!) diante da extensa seara de serviço a executar e da consciência de discípulo das grandes causas do bem?

Deixo ao leitor, como disse acima, aprofundar reflexões.

Orson Peter Carrara

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como