Página InicialTextos EspíritasO que é o Espiritismo

827 visualizações

O que é o Espiritismo

junho 9, 2021

Logo após a publicação do primeiro volume compondo as obras ditas fundamentais da Doutrina Espírita – O livro dos espíritos -, a sabedoria de Allan Kardec percebeu ser de grande utilidade apresentar um resumo deste livro com os princípios básicos nele contidos facilitando, assim, um primeiro contato com as propostas espíritas por todos aqueles desejosos de rapidamente tomarem conhecimento do Espiritismo.

Desta forma, elaborou uma obra mais sucinta com a capacidade de oferecer ao leitor interessado uma visão resumida da Doutrina dos Imortais, contudo, sem perder qualquer característica primordial do conjunto. Este resumo foi intitulado O que é o espiritismo, e neste mês de junho faz 162 anos desde sua publicação.

Atualmente, este importante “pequeno” livro deixou de ser procurado pelos espíritas, bem como por aqueles curiosos em conhecer os primeiros conceitos sobre a Doutrina, representando uma prática, senão incorreta, pelo menos não recomendada, pois este reduzido volume possui condensados todos os princípios do Espiritismo em poucos textos do Codificador.

Ciente de não ter sido o autor, tampouco criador dos princípios doutrinários, pois estes abordam e descrevem as leis de Deus existentes desde sempre, escreve Allan Kardec exatamente em O que é o espiritismo (1):

“Há entre o Espiritismo e outros sistemas filosóficos esta diferença capital; que estes são todos obra de homens, mais ou menos esclarecidos, ao passo que, naquele que me atribuís, eu não tenho o mérito da invenção de um só princípio.

Diz-se: a filosofia de Platão, de Descartes, de Leibnitz; nunca se poderá dizer: a doutrina de Allan Kardec; e isto, felizmente, pois que valor pode ter um nome em assunto de tamanha gravidade?”

Observe-se quanta prudência e humildade do Mestre Lionês, podendo-se concluir desta citação do Codificador, não ser recomendado o uso do vocábulo kardecismo, bem como ser inadequada a expressão doutrina kardecista.

É nesta mesma obra (2), por exemplo, onde encontramos uma das mais completas definições da Doutrina:

“O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.”

No primeiro capítulo Allan Kardec ensina Espiritismo por meio de diálogos, quando vai respondendo perguntas de: um crítico, um cético e de um padre. Noções elementares do Espiritismo são apresentadas no capítulo II de uma forma didática e bem estruturada como só os preparados professores bem o sabem fazer; e, no capítulo subsequente, o último, temos a visão espírita sobre alguns significativos problemas intrigando a humanidade há bom tempo.

Este é um caminho recomendado a todos os pressurosos em saber, motivação esta muito presente nestes tempos corridos do século XXI, e, por este livro, poderão ter uma primeira visão da Doutrina, sem distorções, e se o interessado tiver a sua atenção despertada, é hora de continuar seu esforço para conhecer as lições dos Imortais estudando o Pentateuco espírita com afinco, as cinco obras básicas, descobrindo por si mesmos respostas para possíveis questões afligindo-os no momento, bem como explicações sobre como funcionam as leis divinas a nos reger desde o princípio dos tempos.

Rogério Miguez

Referências:
(1) KARDEC, Allan. O que é o espiritismo. 15. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1973. cap. I – Segundo diálogoO cético. p. 97; e
(2) ­­­­________, ­­­­­______. Preâmbulo. p. 40.

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://agendaespiritabrasil.com.br/2020/11/20/kardec-me-surpreende/>. Acesso em: 09JUN2021.

Rogério Miguez
Rogério Miguez

Trabalhador da Doutrina Espírita desde a Mocidade, tendo atuado no estado de Rio de Janeiro em algumas Casas e, atualmente, em São José dos Campos/SP nos Centros Amor e Caridade, Jacob e Divino Mestre. Colabora em Cursos, Exposições, Atendimento Fraterno e Passes, sendo articulista dos periódicos Reformador e Revista Internacional de Espiritismo.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como