
Influência dos Espíritos em nossas vidas
Somos Espíritos imortais que hoje habitamos um corpo físico, quando desencarnamos passamos a viver em uma outra dimensão, ficamos lá por um certo período e voltamos a encarnar. Essas múltiplas dimensões existentes em que vivem todos os seres do Universo não são separadas e independentes, elas se entrelaçam e se influenciam mutuamente. Dessa forma, o mundo material e o espiritual estão em constante intercâmbio e os encarnados e os desencarnados interagem entre si. Isso acontece principalmente pelos pensamentos de ambos e ocorre de maneira inconsciente para muitas pessoas.
Nós sofremos a influência de nossos irmãos desencarnados muito mais do que imaginamos. Conforme nos orienta Allan Kardec na questão número 459 de O Livro dos Espíritos: “Os Espíritos influem em nossos pensamentos e em nossos atos? Resposta: Muito mais do que imaginais, pois frequentemente são eles que vos dirigem”.
Na convivência em sociedade, somos nós que escolhemos as nossas companhias, nós sentimos simpatia e nos aproximamos de outras pessoas de acordo com o que pensamos e agimos. No intercâmbio entre os encarnados e os desencarnados ocorre da mesma maneira, existe uma afinidade ou sintonia. Nós escolhemos quais Espíritos se aproximarão e permanecerão ao nosso lado, de acordo com os nossos pensamentos e atos. Se esses forem bons, automaticamente se aproximarão de nós Espíritos com essa mesma condição e vice-e-versa.
Aproximando-se de nós, os nossos irmãos desencarnados conseguem visualizar qual é a nossa real situação moral, como realmente pensamos, todas as nossas virtudes e vícios. Nós não conseguimos esconder deles o que somos de verdade, não conseguimos fingir ou mentir para eles. Querendo nos influenciar para o erro, eles, conhecendo as nossas fraquezas, tentam agir justamente nelas, sendo em muitas das vezes no orgulho e na vaidade, que são atualmente os dois principais problemas morais da humanidade.
Uma excelente maneira de selecionar as companhias da dimensão extrafísica que ficam ao nosso lado, é nos esforçarmos em ter pensamentos e atos bons, esforçando-nos em vencer as nossas más tendências e sendo pró-ativos no bem, colocando em prática o amor que nosso mestre Jesus tanto nos ensinou. Conforme Allan Kardec nos mostra na questão 469 de O Livro dos Espíritos: “Por que meios podemos neutralizar a influência de Espíritos maus? Resposta: Praticando o bem e pondo toda a vossa confiança em Deus, repelireis a influência dos espíritos inferiores e destruireis o império que queiram ter sobre vós… Desconfiai sobretudo dos que exaltam o vosso orgulho, porque eles vos atacam a vossa fraqueza. Essa a razão por que Jesus vos ensinou a dizer, na oração dominical: Senhor! Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”.
Podemos então transferir a culpa de nossos equívocos para os Espíritos que tentam nos influenciar ao erro? Definitivamente não, pois nós temos o livre-arbítrio! Eles podem tentar nos fazer errar, mas a decisão final de acatar ou não os seus maus conselhos é somente nossa. Assim, não devemos transferir a culpa dos nossos erros para quem quer que seja tanto encarnado quanto desencarnado.
Os nossos Espíritos protetores ou anjos da guarda possuem a tarefa de zelar por nós, função que começa antes mesmo de encarnarmos. Eles tentam nos ajudar a todo instante, porém somos nós que muitas vezes optamos em não os escutar e seguirmos na direção errada. E como eles fazem isso? Allan Kardec nos ensina: “Os Espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo, mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam”.
Nós sempre recebemos ajuda da Espiritualidade superior, mas eles respeitam o nosso livre-arbítrio. Eles se esforçam ao máximo tentando fazer com que escolhamos o caminho correto, mas, infelizmente, nem sempre optamos em seguir as suas boas orientações.
Eduardo Battel
Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.kardecriopreto.com.br/influencia-dos-espiritos-em-nossas-vidas/>. Acesso em: 24JUN2021.
Veja também
Ver mais
Qual o significado dos Sonhos?

Momento decisivo
