Pandemia por COVID-19: Reflexões Espirituais

Marta Antunes de Moura
29/06/2021
1030 visualizações

Por definição, a espécie humana é gregária, condição que para evoluir, moral e intelectualmente, necessita viver em sociedade, não isoladamente. Essa vida de relação caracteriza a comunicação humana, entendida como uma lei da Natureza. O cerceamento da liberdade de ir e vir, de falar ou expressar-se poderá produzir distúrbios emocionais e psicológicos de diferentes gradações.

Uma coisa é o isolamento social voluntário, outra bem diferente é o isolamento obrigatório, tal como acontece em situações de exceção,  durante as guerras e a instalação de doenças, sobretudo as de natureza infecto-contagiosas.  Neste sentido, as enfermidades transmissíveis impõem o isolamento social, às vezes de forma severa, em razão do elevadíssimo poder transmissor e infectante do microrganismo que provoca a doença. Destacam-se, nesse sentido, as doenças respiratórias, cujos agentes infecciosos são transportados de pessoa a pessoa por veiculação aérea, pelas gotículas de saliva (perdigoto) que, em reduzido espaço tempo alcançam milhares de pessoas, em diferentes regiões do Planeta. É o que está acontecendo atualmente em relação à pandemia denominada Covid-19, provocada por um coronavírus, vírus respiratório do grupo SARS CoV-2 que, devido ao seu elevado poder de transmissão, de pessoa a pessoa, e a sua significativa capacidade de produzir infecções, atingiu toda a Terra, em brevíssimo espaço de tempo.

As enfermidades, independentemente, do tipo e grau, atingem de alguma forma a vida mental do indivíduo. Com a saúde mental afetada surgem as somatizações orgânicas, de gradação variável, a curto, médio e longo prazos. Por outro lado, é fato constatável de que uma boa saúde mental exerce influência positiva sobre a manifestação das doenças. Assim, nesses tempos de pandemia, enquanto a cobertura vacinal não alcança a todos, ou cerca de 70-80% da população, é muito importante saber suportar o isolamento social, considerando-o não só como um desafio que, no devido tempo, será superado, mas como recurso de preservação da harmonia íntima.

Devido o caráter avassalador da pandemia pelo Covid-19, faz-se necessário seguir os cuidados higiênico-sanitários, usar máscaras que evitam ou minimizam o contágio, fugir de aglomerações, dedicando-se mais aos contatos virtuais que podem oferecer valiosos aprendizados. Atividades físicas são recomendadas, desde que realizadas isoladamente ou em grupo, de acordo com os protocolos sanitários. Exercícios também favorecem a harmonização do Espírito são também indicados: prece, meditação, meditações e irradiações mentais positivas, yoga, tao chi chuan, entre outras. É oportunidade para a busca de maior espiritualização e, sobretudo,  incentivo à prática do bem. etc.

O benfeitor espiritual Emmanuel ensina, a propósito:

Cultivar melindres e desgostos, irritação e mágoa é o mesmo que semear espinheiros magnéticos e adubá-los no solo emotivo de nossa existência, é intoxicar, por conta própria, a tessitura da vestimenta corpórea, estragando os centros de nossa vida profunda e arrasando, consequentemente, sangue e nervos, glândulas e vísceras do corpo que a Divina Providência nos concede entre os homens, com vistas ao desenvolvimento de nossas faculdades para a Vida Eterna.

Guardemos, assim, compreensão e paciência, bondade infatigável e tolerância construtiva em todos os passos da senda, porque somente ao preço de nossa incessante renovação mental para o bem, com o apoio do estudo nobre e do serviço constante, é que superaremos o domínio da enfermidade. […]. (1)

Marta Antunes Moura

Referência:
(1) XAVIER, Francisco Cândido. Pensamento e vida. Pelo Espírito Emmanuel. 19 ed. 1 imp. Brasília: FEB, 2013. Cap. 28.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://maisguimaraes.pt/quercus-alerta-que-a-pandemia-e-um-grito-do-planeta/>. Acesso em: 29JUN2021.

Veja também

Ver mais
15.03.2025

“Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”

Temos nos evangelhos de Marcos (capítulo III, versículos 20, 21 e 31 a 35) e de Mateus (capítulo XII, versículos 46 a 50) uma passagem de Jesus um tanto curiosa,…
15.03.2025

XXI MOARJE | Filhos do trovão: a juventude no tempo e no mundo | dias 26 e 27 de junho

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O XXI MOARJE ⭐ O XXI MOARJE terá como título “Filhos do trovão: a juventude no tempo e no mundo”  e abordará a importância do protagonismo juvenil…
15.03.2025

Palestra “Estudos Espíritas: passado e presente. Há futuro?

Muito se fala acerca dos estudos espíritas. Mas será que realmente se estuda o Espiritismo nas instituições ditas espíritas? Até que ponto os espíritas conhecem TODA a obra de Kardec?…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?