Página InicialTextos EspíritasA luz no fim do túnel

72 visualizações

A luz no fim do túnel

julho 11, 2021

Dentre os ditos populares que se pode encontrar um é bem conhecido, a chamada “luz no fim do túnel”.

Quando passando por alguma contrariedade e ou sofrimento ouve-se comumente pessoas dizerem, ah! Logo aparecerá uma luz no fim do túnel, uma solução se apresentará.

Do ponto de vista do otimismo isto é muito bom, não antecipar derrotas ajuda muito na boa qualidade da vida emocional, porém, se for apenas um desculpismo para se esperar uma solução mágica para as coisas, então essa crença é negativa. Há coisas que sozinhas se solucionam, mas a maioria delas não, precisam da nossa contribuição para serem resolvidas, necessitam de lutas e esforços, e também da confiança em Deus uma vez que ninguém é autossuficiente, nesse sentido, é preciso evitar o fanatismo que insinua que basta entregar tudo nas mãos do criador que tudo acontecerá, curioso é que se vê muitos dos que assim pensam sucumbindo ao peso das dificuldades e outros até sendo destruídos por algo pelo qual nada ou quase nada fizerem.

Disse Jesus, batei e a porta será aberta, pedi e obtereis, ajuda-te e o céu te ajudará, convidando-nos a fazer a nossa parte. Dirão alguns que não deu certo porque a fé da pessoa não era verdadeira, acaso terão eles um aparelho de medir a fé alheia? Terão um dispositivo que informa o quanto de confiança a pessoa tem em Deus? Pura presunção e desculpa para o que não podem explicar. Mesmo com fé, mesmo com extrema confiança algumas provas seguirão o seu curso, algumas expiações colocarão fim à vida física de muitos pela necessidade do espírito em relação às suas vidas pretéritas, isto não quer dizer que não houve auxílio divino. Deus permite a dor conforme a escolha que o próprio espírito fez em consequência do que haja criado para si mesmo, mas ele jamais deixa seus filhos desamparados enquanto quitam-se com as leis da vida, ele concede forças, ameniza o quanto possível sofrimentos, dá conforto e permite somente o fardo que possa ser carregado, se não conseguimos, não é porque não é possível, mas por efeito da nossa própria fraqueza moral e da falta de vontade firme.

A vida será sempre um grande convite ao crescimento e seremos desafiados em todos os aspectos compreensíveis. Haverá a luz no fim do túnel, nem sempre representada como imaginamos, podendo também ser compreendida como o consolo que recebe aquele que confia na providência divina e que a pede com humildade, devemos aproveitar a inspiração que recebemos, as forças acrescidas às nossas e trabalharmos sem esmorecer usando a boa vontade para tornar a nossa própria vida melhor do que ela é, material e moralmente falando.

O amor será sempre luz na alma iluminando os caminhos de quem o possua.

Adelvair David

Nota do editor:
Imagem ilustrativa em destaque disponível em < https://www.irishtimes.com/news/science/after-death-is-there-light-at-the-end-of-the-tunnel-1.1998144>. Acesso em: 11JUL2021.

Adelvair David
Adelvair David

Dirigente, Trabalhador e Orador Espírita no Grupo Espírita Beneficente "Maria Dolores", na Cidade de Jales, interior de SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como