Página InicialTextos EspíritasO Evangelho Segundo o Espiritismo: alguns comentários

105 visualizações

O Evangelho Segundo o Espiritismo: alguns comentários

julho 13, 2021

Obra fundamental para todo aquele que deseja compreender e vivenciar a Doutrina dos Espíritos, o Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE) tem o seu sesquicentenário celebrado em 2014. Sua relevância, porém, não se situa em sua longevidade, mas em sua atualidade!

Encontramos, no prefácio do livro, a instrução transmitida pelo Espírito da Verdade, na qual ele anuncia que são chegados os tempos em que todas as coisas devem ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos, além de convidar os homens a se unirem para fazer a vontade do Pai. Em nota, Allan Kardec afirma que esse é o objetivo do ESE e, também, o verdadeiro caráter do próprio Espiritismo.

Herculano Pires, ao traduzir o ESE do original francês para a versão em português, destaca que esse livro representa um manual de aplicação moral do Espiritismo e oferece a base e o roteiro da religião espírita. Kardec, em novembro de 1868, durante o seu discurso de abertura na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, assim se pronunciou: “Dir-se-á, o Espiritismo é, pois, uma religião? Pois bem, sim! sem dúvida, senhores; no sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e disto nos glorificamos, porque é a doutrina que fundamenta os laços da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre as bases mais sólidas; as próprias leis da Natureza”. Logo, o Espiritismo é uma religião, diferenciando-se da associação que algumas pessoas podem fazer com estruturas formais hierarquizadas, com rituais, dogmas, paramentos e outras características típicas das religiões tradicionais e que não existem no Espiritismo.

E por que o Espiritismo é cristão? Ao se questionar os espíritos sobre o tipo mais perfeito que pode servir de guia e modelo ao homem (O Livro dos Espíritos, questão 625), a resposta foi: Jesus. Na Revista Espírita, em abril de 1866, Kardec afirma: “Inscrevendo no frontispício do Espiritismo a suprema lei do Cristo, abrimos o caminho para o Espiritismo Cristão, e fomos instituídos, pois, em desenvolver os seus princípios, assim como os caracteres do verdadeiro espírita sob esse ponto de vista”. Nesse sentido, o Espiritismo representa o Consolador prometido por Jesus.

É no ESE, em seu capítulo 17 – item 4, que o verdadeiro espírita é caracterizado.  É aquele que busca se transformar porque conhece a sua realidade espiritual e consegue compreender as consequências de seus atos diante de um contexto natural regulado pelas leis divinas. Conforme afirma Kardec, os princípios doutrinários lhe fazem vibrar as fibras que nos outros permanecem mudas; em uma palavra: foi tocado no coração, e por isso a sua fé é inabalável. Assim, o verdadeiro espírita busca se transformar porque conhece a sua realidade espiritual e consegue compreender as consequências de seus atos diante de um contexto natural regulado pelas leis divinas.

Em seus vinte e oito capítulos, encontramos no ESE a orientação ética e moral para o maior objetivo do ser humano: a própria evolução espiritual. O desvendar da realidade do ser e sua relação com o Criador, de suas potencialidades individuais e de suas responsabilidades perante si e para com o próximo é de um valor inestimável, que não somente responde as questões existenciais que sempre angustiaram o homem (quem somos, de onde viemos e para onde estamos indo?), assim como oferece um roteiro seguro sobre o que devemos fazer para alcançar a tão sonhada felicidade, pelo amor e pela instrução.

Marco Milani

Nota do editor:
Imagem ilustrativa em destaque disponível em <https://www.fees.org.br/obrasbasicas.php>. Acesso em: 13JUL2021.00

Marco Milani
Marco Milani

Marco Milani, atualmente, está Diretor de Doutrina da USE/SP, Presidente da USE Regional de Campinas e um dos Coordenadores da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, além de Palestrante e Articulista de diversos veículos de comunicação Espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como