A Educação da Criança

Martha Capelotto
12/08/2021
1015 visualizações

Como não há espaço para transcrever a beleza de diversas mensagens recebidas via mediúnica, selecionadas no livro “Educação Segundo o Espiritismo”, de Dora Incontri, jornalista, educadora, peço vênia para escrever alguns pensamentos de orientadores espirituais, que já estiveram entre nós e continuam entre nós, instruindo-nos. Mensagens mediúnicas de profunda qualidade, referentes à educação infantil.

PESTALOZZI, educador emérito de uma das mais importantes escolas suíças, na qual Allan Kardec recebeu grande parte de sua formação como professor brilhante que foi, deixou-nos a bela mensagem a respeito do Amor educador, em suas palavras em “O Amor pedagógico”. O grande professor deixou claro que “… falar de amor pedagógico é quase praticar um pleonasmo, porque o amor, na mais alta e completa acepção do termo, é sempre educativo”.

Para Pestalozzi, educar é muito mais do que entregar um ensino acabado, transmitir uma mensagem fechada. Acima de tudo, é encontrar a essência do educar no desencadeamento do processo de evolução, provocar centelhas de entusiasmo.

Arremata o grande pedagogo salientando que “de maneira mais ampla, amor pedagógico é todo amor que nos dá algum empurrão sadio para rumos mais altos”.

Outra expressão forte, esta manifestada pelo poeta indiano RABINDRANATH TAGORE, considerado por Mahatma Gandhi como “Grande Mestre”, é aquela sobre A educação pela natureza”. O autor recita palavras inspiradas revelando que nós devemos deixar que as crianças bebam livremente do fluxo da vida e se banhem nas margens da Mãe Natureza. Deixai-as florir sob a carícia do sol. Que elas percorram os prados, se molhem nos riachos e se deitem na relva.” Que apreciem as estrelas, antes de saber contá-las e que olhem como os insetos se movem, antes de dissecá-los”.

No entendimento de Tagore, as crianças não deveriam ficar presas e não deveriam os mais velhos lhes impor fórmulas prontas, uma vez que as crianças devem se expandir e se espantarem lançando-se à vida sem os grilhões que as desventuras e as desilusões provocadas em nós adultos pela sociedade moderna, sociedade esta que nos massacra.

Também expressiva a manifestação de JEAN JACQUES ROUSSEAU, um dos principais filósofos do Iluminismo, criador da expressão a “Educação da Inteligência e do sentimento”.

Para o filósofo, inteligência e sentimento não podem ser peças dissociadas. Afirma que “é preciso reatar pela Educação esse abismo entre o coração e o intelecto, provocado pela vossa civilização, porque apenas pela interação do sentimento e da inteligência, o homem pode alçar o voo da evolução cósmica, tanto individualmente, quanto no plano das reformas sociais”.

Nossa escritora maior, CECÍLIA MEIRELLES, discutindo “O que se oferta às Crianças…” sugere que nós devemos dedicar às crianças o melhor de nossos ensinamentos espiritualistas. Sentencia que é preciso doar à criança o que de melhor nos escorrer do espírito, em estado de graça e simplicidade! “Algo que possa servir para a vida toda e até mais além, eternidade afora…”.

Podemos notar que os referidos autores deixam claro, por um lado, que a maior contribuição que podemos prestar na educação de nossas crianças diz respeito ao fato de que lhes devemos esclarecer que ninguém morre. Que somos imortais.

 De outro lado, podemos concluir, igualmente, que todos esses espíritos iluminados e que contribuíram com a sua inteligência em prol da nossa humanidade, o amor é chave mestra para o alcance da saúde mental e espiritual.

Alentador é saber que todos aqueles que já estiveram entre nós, e que deixaram grandes ensinamentos, continuam a nos ajudar.

Educar, no sentido mais profundo, é amar.

Martha Triandafelides Capelotto

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em < https://www.letraespirita.blog.br/single-post/a-educa%C3%A7%C3%A3o-de-crian%C3%A7as-segundo-o-espiritismo>. Acesso em: 12/08/2021.

Veja também

Ver mais
25.03.2025

A dança da Vida 

Se desejar, leia a Versão em inglês Assistimos um vídeo postado no facebook que mostra as flores nascendo desde a semente na terra. Alguém se deu o trabalho de filmar e colocar em modo rápido para que o expectador…
25.03.2025

37º Congresso Espírita de Goiás, em torno do tema Espiritismo e Jesus – Luz para a humanidade | De 13 a 15 de fevereiro de 2021

37º Congresso Espírita de Goiás, em torno do tema Espiritismo e Jesus – Luz para a humanidade Abertas as inscrições para o 37º Congresso Espírita de Goiás Abertas as inscrições…
25.03.2025

XXI MOARJE | Filhos do trovão: a juventude no tempo e no mundo | dias 26 e 27 de junho

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O XXI MOARJE ⭐ O XXI MOARJE terá como título “Filhos do trovão: a juventude no tempo e no mundo”  e abordará a importância do protagonismo juvenil…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?