Página InicialTextos EspíritasQuando o debate é útil?

35 visualizações

Quando o debate é útil?

setembro 8, 2021

Recentemente, ao ler algumas trocas de mensagens em um grupo no Facebook sobre a questão do Espiritismo ser ou não considerado uma religião, lembrei-me do tempo de mocidade. Aos vinte anos de idade, recém-apresentado ao Espiritismo, apreciava e participava ativamente de debates nos quais se discutiam conceitos e posições doutrinárias que geravam interpretações muitas vezes diversas. Não raramente eram debates infindáveis, sem vencedores. Achava-os interessante pelo duelo intelectual, pelo confronto que exercitava a habilidade argumentativa e estimulava o aprofundamento do estudo e da pesquisa. As longas discussões, aliadas à impulsividade e à competitividade típica da juventude, foram úteis ao amadurecimento doutrinário.

Vinte e cinco anos depois, continuo com a satisfação de participar de conversas sobre questões doutrinárias, mas com uma diferença importante: não prolongo o assunto com quem ainda se encontra na fase do debate imaturo, no qual o interlocutor busca a todo custo convencer o outro (talvez para convencer a si mesmo).

Olhando para trás, suspeito que a atração pelo debate não repousava somente no desejo do duelo, mas também era uma forma de testar os próprios limites. E o comportamento imaturo não depende de idade cronológica, pois vejo senhores já muito próximos do retorno ao plano espiritual ainda presos na necessidade do debate infrutífero.

Certamente cabe aos espíritas sinceros e devotados o zelo pela coerência doutrinária, portanto é fundamental a contínua e respeitosa troca de ideias e esclarecimentos fundamentados nos princípios e valores que abraçamos. Bem dizia Kardec que o Espiritismo pode ser compreendido por pessoas de todas as idades, bastando ter maturidade para tanto.

E somente para concluir: minha religião é a espírita.

Muita Paz!

Marco Milani

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <00https://blog.mundomaior.com.br/04/02/2014/jesus-e-o-espiritismo/>. Acesso em: 08SET21.

Marco Milani
Marco Milani

Marco Milani, atualmente, está Diretor de Doutrina da USE/SP, Presidente da USE Regional de Campinas e um dos Coordenadores da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, além de Palestrante e Articulista de diversos veículos de comunicação Espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como