Oportunidades

André Luis R. Tarifa
27/09/2021
1062 visualizações

“Se alguém rezar pedindo paciência, acha que Deus dará a paciência?
Ou Deus dará a oportunidade de ser paciente?
Se pedimos coragem, Deus dá coragem?
Ou nos dá a oportunidade de sermos corajosos?
Se alguém pede que a família seja mais unida, acha que Deus une a família com amor e alegria?
Ou dá a eles a oportunidade de se amarem?”
(DEUS)

O diálogo acima está em um filme, Todo Poderoso 2. O personagem “Deus” interpretado por Morgan Freeman faz estas perguntas a uma das personagens. Um desses casos em que, na minha opinião, roteiristas foram bem inspirados em seu trabalho.

E entendi que é o fio da meada para outras tantas perguntas no mesmo sentido.
Se alguém pedir mais fé, Ele daria? Ou proporcionaria situações para que ela fosse testada?
Se alguém pede perdão por algo cometido, Ele concede ou dará a essa pessoa a oportunidade para a reparação do erro? Ou de que ela perdoe alguém?

O fato é que Deus não faz nada por nós se não fizermos também a nossa parte. Lembra-se de “Ajuda-te e o céu te ajudará”? Até por conta do total equilíbrio e perfeição de Suas leis, absolutamente nada do que passamos nos vem gratuitamente.

A tudo demos causa, umas anteriores à presente encarnação e muitas, já nessa vida mesmo, e sequer nos damos conta disso. Mas se essa é uma má e, também, uma extraordinária notícia, afinal se eu dei causa eu mesmo posso consertar. Você que me lê já ouviu os termos “artífices do nosso destino” ou “herdeiros de nós mesmos”.
Nesse sentido, nenhuma resposta de Deus virá pronta e entregue numa caixinha de presentes com laço de fita mas, com certeza, virão as oportunidades para que possamos, nós mesmos, encontrarmos as respostas e soluções e, mais importante, a capacitação necessária para a resolução da questão.

Tamanha perfeição sempre nos dará a oportunidade de reparos e aprendizados. Não existe condenação eterna nem problema sem solução.

Quer perfeição maior que essa? É como se Deus, conversando com a gente, à exemplo do filme, nos olhasse nos olhos e, carinhosamente, falasse assim: “Olha, filho meu, tudo isso que você está passando foi criado por você e se está tendo dificuldade, agora, na solução do seu problema, entenda que essa é uma excelente oportunidade para aprender e sair dessa situação. E isso te ensinará muito, você não só sairá mais forte como terá mais chances de evitar o mesmo erro no futuro. Essa chance de aprendizado é a melhor coisa que eu posso fazer por você. Te amo e quero que você cresça cada vez mais inteligente e forte e, quando aprender, tudo isso, você poderá não só se ajudar mais, como fazer isso também pelos seus irmãos e irmãs que ainda não entenderam. Isso é só uma fase, uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento, esforce-se e estarei com você e, ao fim da batalha vencida, celebraremos juntos. Até lá.”

André Tarifa

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-conceitual-abstrato-dia-9586523/>. Acesso em: 26SET2021.

Veja também

Ver mais
25.03.2025

63ª Semana Espírita do Noroeste Fluminense – SENOF – 2ª SENOF VIRTUAL – Bom Jesus do Itabapoana – RJ / Tema central: “Jesus, Regeneração e Nós”

Expositor: Edvaldo Roberto de Oliveira Tema: Assistência Social e a casa espírita frente aos desafios atuais Ambientação com João Vítor Ferreira a partir das 19h:30min Teremos música, roda de conversa,…
25.03.2025

Era uma vez… Para Adultos I Entrevista e Autógrafo Virtual com Wellerson Santos

Os contos de fadas nos trazem lições de intensa sensibilidade, despertando em nós a sabedoria espiritual a partir da fantasia. Eles nos oferecem uma ilimitada fonte de aprendizado e de…
25.03.2025

As Quatro Gratidões

Jorge Elarrat irá proferir sobre “As Quatro Gratidões.” Dia 19 de Outubro (Terça-feira) às 19h:55min. Realização: Casa de Frei Fabiano – Méier-RJ: https://www.youtube.com/watch?v=9mNTGUpyI38 Canais amigos/parceiros que tambem farão a transmissão…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?