Página InicialTextos EspíritasPasse da Casa Espírita

164 visualizações

Passe da Casa Espírita

janeiro 13, 2022

O que é o passe que a Casa Espírita oferece? Emmanuel nos explica através da mediunidade de Chico Xavier: “Assim como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais”.

Essa transfusão de energias não é exclusiva da Doutrina Espírita, ela existe há muito tempo, sendo relatada de muitas maneiras, como no livro Ilíada de Homero, do século VIII a.C.: “certos homens que tinham a mão de médico com a propriedade de curar enfermos”. Atualmente muitas religiões ou filosofias se utilizam desse recurso de transfusão de energias benéficas e os nomes para esse processo podem variar entre elas, sendo: passe da Casa Espírita, Reiki, Johrei, cura Prânica, Bênção etc. Podemos utilizar um nome genérico para todas elas: a cura por imposição de mãos.

Se o fenômeno da cura por imposição de mãos sempre existiu, foi com Jesus que ele se mostrou em toda a sua magnitude. Cristo incentivou aos seus seguidores de todos os tempos a que fizessem o mesmo. A sua figura é e sempre será a fonte inspiradora dessa importante terapia, sendo o modelo a ser seguido.

É a Espiritualidade Superior quem coordena toda essa tarefa. Ela emite a energia benéfica que passa pela pessoa que está encarnada, que no Espiritismo chamamos de passista, se mistura com a energia deste e é transmitida para quem recebe. Assim, no passe, estabelece-se uma ligação entre quem recebe e quem doa com a Esfera Superior, que vem em auxílio de ambos, tendo em vista a atividade construtiva, baseada na prece, na fé e no total desinteresse material.

A ação dessa energia benéfica processa-se pela sua atuação nos elementos moleculares das células que formam os órgãos macroscópicos e estendendo-se ao organismo como um todo. O passe é uma terapêutica complementar por excelência, não tendo o intuito de substituir a medicina convencional. Dessa forma, é muito importante que o tratamento médico jamais seja abandonado.

É necessário que quem pratica a cura por imposição de mãos tenha uma postura de amor. A vontade de fazer o bem é o principal fator que impulsiona a energia que será transmitida. Deve-se ter muito cuidado com a vaidade, tendo em vista que todos os resultados são de Deus e jamais aceitar qualquer tipo de recompensa, tanto direta quanto indireta. Também é de fundamental importância que quem esteja recebendo o passe possua uma tensão favorável, sendo receptivo para essa energia benéfica que esteja recebendo.

Os passes podem auxiliar a criatura encarnada na mudança, inclinando-a à melhora da conduta moral para o bem. Para se evitar a recidiva do problema, deve-se promover a melhora moral e o esclarecimento espiritual. Jesus, após as curas que realizou, falava: “Vá e não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior”. Isso nos mostra que a cura verdadeira está relacionada ao processo de reajuste do Espírito, sendo o passe apenas um instrumento de auxílio. Dessa forma, toda cura, na verdade, é uma autocura.

Não devemos ficar frustrados com a ausência de resultados positivos imediatos. Sabemos que o passe de alguma maneira vai ajudar quem o recebe, dando-lhe forças para vencer a provação. Deus, na sua infinita bondade, sempre nos ajuda, porém, essa ajuda nem sempre é como nós queremos, mas sim da melhor forma como precisamos e sempre para o nosso aprendizado mais adequado.

Muitos estudos científicos comprovam a eficácia da cura por imposição de mãos e ela é utilizada em vários Hospitais e serviços de saúde com resultados excelentes. No futuro, viveremos um tempo em que os seres humanos fornecerão, rotineiramente, suas forças radiantes em favor uns dos outros, com resultados extraordinários, sob a monitorização da ciência.

Todos podem tentar praticar a cura por imposição de mãos, basta querer fazer o bem. Conforme nos fala Divaldo Franco: “O passe é, antes de tudo, uma transfusão de amor”.

Eduardo Battel

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://radioboanova.com.br/o-que-e-passe-espiritual/>. Acesso em: 14JAN2022.

Eduardo Battel
Eduardo Battel

Frequentador do Centro Espírita Nova Luz e Centro Espírita João Batista em Jundiaí/SP. Expositor Espírita. Coordenador da Liga de Medicina e Espiritualidade da Faculdade de Medicina de Jundiaí, SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como