Página InicialTextos EspíritasO médium está perdido

44 visualizações

O médium está perdido

abril 17, 2022

A afirmação é de Kardec. Está no artigo Considerações sobre a propagação da mediunidade curadora, constante da edição de novembro de 1866 da valiosa REVISTA ESPÍRITA.  No contexto o Codificador fala dos perigos da vaidade, do orgulho, assim se expressando:
“(…)
esquecendo que sem os Espíritos nada seria, ele se considera indispensável e como único intérprete da verdade; ele denigre os outros médiuns e se julga acima dos conselhos. O médium que assim se comporta está perdido, porque os Espíritos se encarregam de lhe provar que ele pode ser dispensado, fazendo surgir outros médiuns melhor assistidos. (…)”.
Eis o perigo:

  1. Considerar-se indispensável;
  2. Achando-se suficiente para agir, sem o concurso dos bons espíritos;
  3. Colocando-se como único interprete da verdade;
  4. Denegrindo outros médiuns;
  5. Julgando-se acima dos conselhos

Sim, essas seduções afastam os bons espíritos e abrem as portas para os espíritos mistificadores, exploradores, mentirosos. Todo cuidado é pouco. Agindo daquela forma, como citou Kardec, fica-se à mercê dos espíritos manipuladores, também habitantes do mundo espiritual. Ressalte-se que isso não é exclusivo a médiuns. Todos estamos sujeitos…

Orson Peter Carrara

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em
<http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/i_autores/INCONTRI_Dora_tit_Mediunidade_e_animismo.htm>. Acesso em: 17ABR2022.

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como