871 visualizações

O que é a palavra de Deus?

junho 23, 2022

As religiões cristãs chamam a Bíblia de palavra de Deus.

Escrita há dois mil anos, a Bíblia contém ensinamentos do Velho e do Novo Testamento, além das epístolas de Paulo e outros livros.

Algumas religiões cristãs consideram que tudo o que está escrito na Bíblia foi dito por Deus.

Porém, outras religiões não cristãs também têm seus livros sagrados. Tanakh é o conjunto dos livros sagrados do judaísmo, Alcorão do Islamismo, Bhagavad Gita, Vedas, também são livros sagrados dentre tantos outros e que também contêm a palavra de Deus.  Em cada um desses livros há ensinamentos divinos que são interpretados conforme o entendimento de seus líderes. Daí a existência de diversas religiões, pois se de forma geral somos espíritos com condição espiritual semelhante, somos também indivíduos diferentes e com compreensão e entendimento diferente, ou seja, temos diversos graus de entendimento.

Se entendemos e aceitamos Deus como Amor e Bondade infinitas, Pai  misericordioso que não doa privilégios e nem tem preferência por alguns escolhidos,  Sua palavra deve ser a mesma em todas as religiões. A base de Seus ensinamentos deve ser a mesma para que nenhuma de suas criaturas seja prejudicada. Portanto, se há diferenças entre as religiões, elas foram elaboradas pela mente humana e imperfeita do homem.

Como sabermos então qual é a palavra de Deus que está “correta” dentre tantos ensinamentos?

Cremos que a resposta está na definição de Kardec quando diz que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo poderoso, soberanamente justo e bom.  Tendo todas as qualidades em grau infinito, Seus ensinamentos, Suas leis são as mesmas para todos. E sendo soberanamente justo e bom espalha Seus ensinamentos para todos em seus diversos graus de entendimento. Daí podermos dizer que não existe o “povo de Deus”, escolhido e privilegiado, pertencente a essa ou àquela religião, mas criaturas que são amadas infinitamente, com a mesma intensidade.

A palavra de Deus é o amor e não esse ou aquele livro sagrado.

A finalidade da religião é levar o homem a Deus e o único caminho é o do amor, mas a mente humana cria atalhos para facilitar esse caminho. E esses atalhos desviam do caminho mais indicado.

Todas as religiões ensinam o amor, que está presente em todos os livros sagrados e não nos atalhos como rituais e preceitos colocados pela mente humana.

Podemos concluir que a palavra de Deus é única, sendo interpretada de diversas formas e com atalhos criados que não modificam as atitudes humanas. A vivência desse Amor, que é a palavra viva de Deus é que nos liberta de todo mal.

Orleide Felix de Matos

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.dioceseunivitoria.org.br/2018/09/setembro-e-o-mes-da-biblia-palavra-de-deus/>. Acesso em 23JUN2022.

Orleide Felix de Matos
Orleide Felix de Matos

Nutricionista no Grande ABC, Espírita desde 1971, alia o seu conhecimento da Língua Italiana e paixão pela divulgação da doutrina espírita para divulgar o Espiritismo aos irmãos da Itália, através de seus três blogs, uma página no Facebook chamada Le Nostre Persone Care Vivono nell'Aldilà e um canal no Youtube.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?