476 visualizações

Reflexões – Pensamos, Realizamos

junho 30, 2022

O pensamento é vida.

Existe um conceito de que pensar não é problema, desejar não faz mal, sonhar não é agir. Temos aprendido com a doutrina espírita que não é bem assim. 

O pensamento é um atributo do espírito, todas as realizações começam na atividade de pensar. A alma comandando o corpo físico lhe ordena as ações através do pensamento, porém, mesmo quando não materializadas no mundo físico, onde os cinco sentidos podem perceber, tendo pensado a ação já foi desencadeada.

Jesus chegou a abordar esse assunto quando disse: “qualquer que olhar para uma mulher com intenção de possuí-la, em seu coração, já cometeu adultério com ela”1. Portanto, como compreendemos – não somente nesse, mas como em todos os outros assuntos que envolvem a nossa vida de relação com o semelhante e para conosco mesmo – quando pensamos já realizamos, porque aquele pensamento já tomou conta de toda a nossa natureza, nos possuindo como seu escravo.

Vale lembrar que os bons pensamentos exercem um efeito diferente, quando reforçados nos motivam a prosseguir lutando, porém, se ficarmos obcecados para a realização de algo mesmo que bom, também estaremos envoltos em uma atmosfera de autoobsessão, por isso, em tudo busquemos o equilíbrio, se desejamos o bem, projetemos, trabalhemos e saibamos esperar com paciência e confiança em Deus, que sabe quando e se algo deva se realizar.

O pensamento não é neutro, atrairemos sempre o seu produto, que envolverá a nossa vida, quem de costume pensa mal dos outros lhes atira lama mental, também enlameando-se sofre os seus efeitos, quem deseja o bem emana perfumes, perfumando-se primeiro. Os pensamentos, conforme o seu teor podem produzir desgostos, tristezas e suicídio, mas também, alegria, esperança, paz e muita energia para os afazeres diários. 

Cuidemos do pensamento para que nossas paixões não sejam entretidas pelas ideias de realizações que não condizem com a moral do Cristo, a inveja, por exemplo, é produto da falta de gratidão à própria vida, e os pensamentos que a alimentam trazem muita amargura, ensina o espírito Fénelon que, “Para o ciumento e o invejoso não há repouso; estão perpetuamente em febre; o que os outros têm e eles não tem lhes causa insônia”2, o pensamento grato nos torna forte, mais lúcidos e perceptivos para com os objetivos da nossa vida, necessário usar a vontade para direcionar com nobreza o pensamento.

PENSAR É VIVER, PENSAR BEM, ENTÃO, É VIVER BEM.

Adelvair David

Referências:
(1) Mateus Cap. 5, v. 28;
(2) O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. V, item 28.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.umcaminho.com/2018/03/formas-pensamento/>. Acesso em 30JUN2022.

Adelvair David
Adelvair David

Dirigente, Trabalhador e Orador Espírita no Grupo Espírita Beneficente "Maria Dolores", na Cidade de Jales, interior de SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?