Tolerância

Eduardo Battel
06/07/2022
1022 visualizações

Cada um de nós possui uma condição evolutiva e moral e é nosso dever respeitarmos essa situação em que todos se encontram. Em nossa inferioridade, muitas vezes julgamos as pessoas pela sua opinião, condição, pensamentos e atitudes, sendo isso um equívoco muito grande. Chico Xavier nos falou: “Ninguém é suficientemente perfeito para exigir dos outros o que ainda não realizou dentro de si. Recordemos Jesus, que, sendo suficientemente bom, justo, sábio e perfeito, não nos julga e, sim, nos ama a todos nós, que ainda odiamos, perseguimos e invejamos”.

Atualmente existe muita intolerância por parte de algumas pessoas, elas pregam que qualquer um que pensa diferente delas é seu inimigo, o que é errado. Outras ainda tentam dividir as pessoas em grupos antagônicos, levando em consideração diversos fatores, como a raça, a condição econômica, a religião, o país ou região em que vivem, a orientação sexual, política etc. Elas ainda incitam esses grupos a discussões, como se eles fossem inimigos, tentando jogar uns contra os outros, disseminando a discórdia. Isso tudo, além de promover o preconceito, também causa sentimentos como o ódio e a raiva, o que faz muito mal tanto individual como coletivamente.

A Terra está passando por uma transição planetária, evoluindo de Mundo de expiações e provas para Mundo de regeneração e essas transições são sempre conturbadas, pois existem muitos que não querem essa evolução. Eles utilizam-se das mais diferentes artimanhas para tentarem atrasar o avanço de todos, tentando induzir as pessoas ao erro. Fazem isso muitas vezes através de sofismas, sendo alguns deles a intolerância e a tática de separar as pessoas em grupos. Tudo isso visa o atraso do desenvolvimento moral individual e consequentemente de todo o nosso planeta. Segundo Bezerra de Menezes: “Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos”.

Em época de eleições, muitas vezes, essa intolerância com as opiniões alheias fica mais exacerbada, causando brigas entre familiares e amigos; chegando ao ponto de promover a separação de famílias e de pessoas queridas de longa data, tudo isso sem sentido algum. Cada pessoa tem o direito de expor as suas opiniões e preferências, mas deve respeitar as opiniões e preferências dos outros, da mesma forma que deseja que as suas sejam respeitadas.

A Doutrina Espírita nos ensina que a humanidade terrestre é uma só família, entre todas as famílias que existem em todos os planetas do universo. Dessa forma, em nossa longa jornada evolutiva, em nossas múltiplas encarnações, teremos contato com pessoas com os mais variados graus de evolução moral e é nosso dever respeitar cada uma delas. Devemos colocar em prática o amor que tanto nos é ensinado e uma das muitas formas de fazermos isso é exercendo a tolerância. Bezerra de Menezes, em sua enorme sabedoria, nos ensina: “É preciso muita prece, muita união para que as energias positivas possam limpar o clima energético planetário. Unam-se irmãos e orem, fortaleçam-se no amor, na solidariedade, na compreensão, colocando-se no lugar do outro, pois somos uma só família perante Deus nosso Pai”.

Eduardo Battel

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em < https://www.palavraaberta.org.br/artigo/em-nome-da-tolerancia>. Acesso em 06JUL2022.

Veja também

Ver mais
25.03.2025

Onde deflagre a violência, o Espiritismo faz-se esteio da Educação

A violência urbana ocorre na maioria das sociedades modernas em face do “consumo” do subproduto da agressão potencializada pela televisão, rádio, jornal, revista e ou mídias tecnológicas. Há diversos tipos…
25.03.2025

Memória além-túmulo

Reunião pública de 16/1/59 Questão nº 220 Automaticamente, por força da lógica, elege o homem na contabilidade uma das forças de base ao próprio caminho. Contas maiores legalizam as relações…
25.03.2025

150 anos de Ciência ao alcance do povo

A Gênese - os milagres e as predições segundo o Espiritismo, última obra do Pentateuco espírita, longe de ser vista como a de menor valor, materializou-se no mundo no ano…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?