534 visualizações

Regras de ouro

agosto 4, 2022

O universo é regido por leis perfeitas e imutáveis criadas por Deus e elas existem, desde o princípio, mantendo toda a obra em perfeita e absoluta harmonia, do átomo aos maiores astros.

No meio judaico-cristão a primeira grande amostragem destas Leis foram aquelas, registradas em pedra, por Moisés, os dez mandamentos. Mostrando bem a nossa infantilidade espiritual, à época,  o decálogo é um grupo de “nãos”, tal qual um pai ou mãe faz aos seus pequeninos: Não pode isso, não faça aquilo, não, não, não…

Posteriormente Jesus trouxe os mesmos ensinamentos com outra roupagem, em vez do não, veio a proposta positiva: Ame, perdoe, seja indulgente, pratique o bem, e por aí vai.

Militantes que somos da Doutrina Espírita, conhecemos todas, ou pelo menos as que temos capacidade de assimilar, de maneira bem mais detalhadas, umas mais explicitadas como as que se encontram no Livro dos Espíritos, outras nem tanto como a de causa e efeito.

Mas é interessantíssimo ver como, em diferentes tempos e lugares, essas leis nos foram reveladas e vou mostrar algumas variantes da máxima cristã “O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles.” (Lucas 6-31).

Sete séculos antes de Jesus, no Zoroastrismo, na Pérsia encontramos “Aquela natureza só é boa quando não faz ao outro aquilo que não é bom para ela própria”.

Confúcio também antes de Jesus já anunciava “Eis por certo a máxima da bondade: Não façais aos outros o que não queres que façam a ti.”

No Talmude, um dos livros básicos da religião judaica, encontramos “O que te é odioso, não faças ao seu semelhante. Esta é toda a Lei, o resto é comentário.”

A Sunna, relato das ações e mensagens do profeta Maomé nos traz “Nenhum de vós é um crente até que deseje ao seu irmão aquilo que deseja para si mesmo.”

Assim segue no Taoismo, no Hinduísmo, no Budismo e em outras tantas filosofias, de diferentes culturas e povos encontramos essas preciosidades que, pela sua perfeição, sem dúvida são de origem Divina e, que bom que, tal qual um pai paciente e bondoso, Ele nos ensina o tempo todo.

André Tarifa

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://vidasimples.co/colunistas/voce-acredita-no-seu-poder/>. Acesso em 04AGO2022.

André Luis R. Tarifa
André Luis R. Tarifa

Trabalhador espírita desde os 12 anos de idade, eterno aprendiz, tenho um canal no Youtube onde compartilho meu aprendizado e as belezas da poesia. Atualmente desenvolvo os meus trabalhos no Centro Espírita Mansão da Esperança em São Paulo, SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui