Página InicialTextos EspíritasNão se turbe o vosso coração

358 visualizações

Não se turbe o vosso coração

novembro 15, 2022

Foi Jesus quem nos asseverou: “Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede também em mim.” (1) Dessa forma, para nós espíritas, só há uma interpretação para esse seu ensinamento, seguir avante no trabalho do bem que já conseguimos realizar e, procurar ampliá-lo ainda mais na busca de diminuir a ignorância, acabar com o vício, a corrupção dos costumes, o desrespeito às leis etc.

Nossa doutrina tem o nobre objetivo de despertar a nossa consciência para as realizações que o nosso Pai Celeste nos confiou na obra de regeneração de nós mesmos, contribuindo dessa forma para o crescimento e desenvolvimento intelectual, moral e espiritual da humanidade. Importante lembrar que nada temos que temer senão a nós mesmos, no sentido de não relaxemos na vigilância de nossas atitudes diante da vida.

“O imperativo da vigilância constitui método preventivo eficiente contra males inumeráveis. 

Hoje, mais do que ontem, a vaga da alucinação faz soçobrar, na Terra, o código de ética sobre o qual se mantinham as diretrizes do equilíbrio e da paz da criatura humana. 

Cresce, a cada momento, a onda gigantesca arrastando verdadeira mole de pessoas desassisadas, arrebentando construções morais respeitáveis e atingindo muitos discípulos do Evangelho, que se deixam colher, imprevidentes.” (2)

O Espiritismo é a doutrina da moralização dos hábitos e dos costumes, prega em sua essência a ética em seus múltiplos aspectos, estabelece a importância da responsabilidade de cada indivíduo segundo sua capacidade, possibilidade, e influência que exerce no seio da comunidade em que está inserido.

Tem por finalidade promover a moralização, a dignificação, a elevação, o enobrecimento do ser humano diante da Lei do Progresso que todos estamos submetidos, o Espiritismo se preocupa com o bem da coletividade por entender que ninguém será feliz sabendo que seu irmão em humanidade está em sofrimento.

A vivência prática de seus ensinamentos no dia a dia de nossas vidas é o dever de todo verdadeiro espírita, de nada vale falar eloquentemente da doutrina, se nos contradizemos em pensamentos, palavras e atos.

“Os bons espíritas

Bem compreendido, mas sobretudo bem sentido, o Espiritismo leva aos resultados acima expostos, que caracterizam o verdadeiro espírita, como o cristão verdadeiro, pois que um o mesmo é que outro. O Espiritismo não institui nenhuma nova moral; apenas facilita aos homens a inteligência e a prática da do Cristo, facultando fé inabalável e esclarecida aos que duvidam ou vacilam.

Muitos, entretanto, dos que acreditam nos fatos das manifestações não lhes apreendem as consequências, nem o alcance moral, ou, se os apreendem, não os aplicam a si mesmos. A que atribuir isso? A alguma falta de clareza da Doutrina? Não, pois que ela não contém alegorias nem figuras que possam dar lugar a falsas interpretações. A clareza e da sua essência mesma e é donde lhe vem toda a força, porque a faz ir direito à inteligência. Nada tem de misteriosa e seus iniciados não se acham de posse de qualquer segredo, oculto ao vulgo.” (3)

A vivência prática de seus ensinamentos no dia a dia de nossas vidas é o dever de todo verdadeiro espírita, de nada vale falar eloquentemente da doutrina, se nos contradizemos em pensamentos, palavras e atos.

Sigamos Jesus nosso Mestre nosso Guia!

Francisco Rebouças

Referências:
(1) Evangelho de João: 14:1;
(2) Franco, Divaldo, pelo Espírito Joanna de Ângelis, livro Alerta, 1ª edição, pag.13; e
(3) O Evangelho Segundo o Espiritismo, FEB 112ª edição, cap. XVII, item 4

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://br.pinterest.com/pin/535576580686129846/>. Acesso em: 15NOV2022.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como