214 visualizações

Tola vaidade, louco orgulho e estúpido amor-próprio

novembro 30, 2022

A pergunta é objetiva, direta: “(…) Ó estúpido amor-próprio, toda vaidade e louco orgulho, quando sereis substituídos pela caridade cristã, pelo amor do próximo e pela humildade que o Cristo exemplificou e preceituou? (…)”.

É um parágrafo esquecido*, mas como é atual! E aí o próprio autor responde com clareza: “(…) Só quando isso se der” – refere-se naturalmente à substituição proposta e continua:  “desaparecerão esses preceitos monstruosos que ainda governam os homens, e que as leis são impotentes para reprimir, porque não basta interditar o mal e prescrever o bem; é preciso que o princípio do bem e o horror ao mal morem no coração do homem.”

Nem sempre prestamos atenção nesses detalhes, ainda mais porque referido trecho está em mensagem dentro do subtítulo O Duelo (que precipitadamente julgamos ultrapassado), muito atual especialmente pelos duelos mentais, psicológicos, emocionais e culturais tão em moda nas redes sociais. Sugiro ao leitor reler o segundo parágrafo acima para sentir a abrangência e atualidade do texto. O destaque fica para a expressiva afirmação:  “não basta interditar o mal e prescrever o bem; é preciso que o princípio do bem e o horror ao mal morem no coração do homem”, que sugere com propriedade uma mudança em nossos hábitos e costumes, individuais e coletivos.

Convenhamos que estamos tateando ter em nós o princípio do bem e ainda não temos completamente horror ao mal – pois dele nos alimentamos, infelizmente. Como afirma o autor, somente a caridade cristã – em sua ampla compreensão e prática –  pode substituir as bobagens das vaidades, do amor próprio em exagero e o louco orgulho que nos leva a tantos desajustes. Ressalte-se: individuais e coletivos.

Orson Peter Carrara

Nota do autor:
*Trecho constante em mensagem de 1861 selecionada por Kardec e inserida no capítulo XII de O Evangelho Segundo o Espiritismo, autoria de Um Espírito Protetor.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <http://fraterluz.blogspot.com/2016/02/duelos-mentais-emmanuel.html>. Acesso em: 30NOV2022.

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui