Página InicialTextos EspíritasCompromisso

272 visualizações

Compromisso

dezembro 14, 2022

Quando somos abençoados com os esclarecimentos que essa Doutrina nos propõe é, absolutamente, natural que desejemos que mais e mais pessoas bebam dessa fonte e sintam-se tão bem quanto nós.

E, à medida que o tempo passa, nós perceberemos que nossa sede também nunca acaba e, muito mais, vamos querer conhecer. Aí, sem segredo nenhum, é só “enfiar” a cara nos livros e palestras. Com o tempo, naturalmente, nós também nos habilitamos a sermos, dentro do limite de cada um, propagadores deste conhecimento.

Podemos propagá-la intimamente, numa conversa entre amigos, no conselho necessário dado para alguém em necessidade, mas, poderemos também, divulgá-la publicamente, dentro de uma casa espírita ou, em tempos de hoje, na internet.

A primeira necessidade, fundamental, para quem se propõe a isso é a dedicação permanente e ininterrupta nos estudos. Nós nunca sabemos ou saberemos tudo sobre determinado assunto e quem acredita o contrário, na minha opinião, pode estar surfando nas ondas da soberba.

Esse estudo constante e dedicado demanda tempo e aprender a administrá-lo é difícil. O mundo de hoje oferece contratempos, distrações e desafios que nos forçam a tomar decisões e, sobretudo, estabelecer prioridades e aí está o segredo. O que é prioritário para cada um de nós?

Tenho sede e fome de quê? Não é necessário se tornar um radical estudioso isolando-se de família e sociedade ou privando-se de prazeres do mundo, isso também não é saudável, mesmo porque é no convívio social, em seus vários núcleos, que seremos convidados a aplicar o que aprendemos.

Mas, convenhamos, desperdiçamos tempo demais em coisas fúteis ou inúteis. Em especial no ramo do entretenimento, somos absorvidos para telas com conteúdo tão superficial, que logo em seguida já procuramos outro que preencha o mesmo espaço. Nada ficou, em mim, das horas desperdiçadas de uma série ou filme ruins.

Mas é necessário que, individualmente, encontremos, no nosso tempo, o momento para cada coisa, as da Terra e as de Deus, lembrando que, SEMPRE, o principal compromisso é conosco mesmo, com nossa vida, nosso aprendizado, nossa espiritualização, nossa reforma íntima.

André Tarifa

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://agendaespiritabrasil.com.br/2021/09/04/o-que-e-a-reforma-intima-apregoada-pelo-espiritismo/>. Acesso em: 14DEZ2022.

André Luis R. Tarifa
André Luis R. Tarifa

Trabalhador espírita desde os 12 anos de idade, eterno aprendiz, tenho um canal no Youtube onde compartilho meu aprendizado e as belezas da poesia. Atualmente desenvolvo os meus trabalhos no Centro Espírita Mansão da Esperança em São Paulo, SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como