194 visualizações

Jesus é a alegria do Natal!

dezembro 23, 2022

Na comemoração deste Natal, demonstremos nosso amor e nossa fé no Mestre de Nazaré o verdadeiro guia e modelo da humanidade; sem deixar de lembrar que Jesus o divino aniversariante também deposita sua fé em cada um de seus irmãos em processo evolutivo na Terra.

A prova dessa sua confiança está representada no grande sacrifício que empreendeu em nosso favor, deixando o convívio com os anjos nas moradas celestes dos espíritos puros, para vivenciar pessoalmente aqui entre nós seus ensinamentos de luz, e confirmar com essa atitude sua certeza do progresso e do crescimento moral de cada criatura de Deus.

Desde o exemplo de simplicidade na Manjedoura, até a Cruz da Renunciação e da Morte, vemo-lo trabalhando incessantemente na alegria da recuperação das criaturas espalhando seus exemplos de sabedoria. Dá-nos prova de sua confiança em todos nós indistintamente, convidando humildes pescadores para comporem seu ministério salvador e transformando-os em advogados da redenção da humana.

Foi ao encontro de Madalena, possuída pelos adversários da Luz, e transformou-a em mensageira do bem; convocou Zaqueu acostumado ao conforto da posse material, para despertar nele o brilho do administrador consciente e justo. Assim também nós busquemos andar sob o império das Leis Divinas, vigiando e orando para que as forças do mal não plantem em nossos pensamentos e corações o joio da rebeldia, da maldade, do desamor. (Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (Mateus- 6:21.)

Diante das dificuldades apresentadas por cada um dos seus discípulos, não desanima em nenhuma oportunidade; na negativa de Pedro entende o momento de fraqueza que lhe domina o ser e identifica nele o apóstolo fiel que lhe defenderia o Evangelho até ao martírio e a crucificação;

Compreende as dúvidas de Tomé e investe na sua condição de missionário valoroso que lhe sustentará a causa até ao sacrifício;

Não se sente ofendido ante os golpes da incompreensão e da maldade de seu maior perseguidor Saulo de Tarso, e vai ao seu encontro às portas de Damasco, para investi-lo na posição de Arauto da cristandade, confiando sua mensagem ao valoroso defensor das Leis mosaicas.

A confiança, alegria, e otimismo de Jesus, em cada um de seus irmãos em humanidade continuam até hoje, amparando-nos,  e iluminando-nos e conduzindo-nos pelos caminhos do amor, espera pacientemente pelo nosso despertamento, ensejando-nos inúmeras oportunidades de também participarmos desta sua grandiosa obra de redenção da humanidade, concedendo a cada qual na medida de suas possibilidades a tarefa adequada na elaboração da sinfonia de Paz e Harmonia que ele prepara para nosso espírito imortal.

Ao se aproximar a data de comemoração do Natal, lembremo-nos da confiança depositada pelo Mestre em cada um de nós e afeiçoemo-nos o quanto antes à sua obra de Amor e Luz, buscando não mais desperdiçar a sublime oportunidade de aceitarmos seu convite para começarmos desde já, na presente encarnação, nossa transformação moral em respeito aos seus conselhos e exemplos.

O Senhor nos chama para a tarefa de implantação da Boa Nova no coração da humanidade, aguardando de todos nós o sincero desejo de trabalhar na nossa redenção e do nosso irmão em caminhada, como cartas vivas do seu Evangelho, espalhando por onde formos a mensagem esclarecedora, consoladora e verdadeira que ELE mesmo nos transmitiu, quando aqui conosco esteve, assegurando-nos “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão ser por mim.” (João 14:6).

Pensemos nisso!

Francisco Rebouças

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://agendaespiritabrasil.com.br/2016/12/23/natal-2/>. Acesso em: 23DEZ2022.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui