383 visualizações

Jesus continua a nos convidar, vinde a mim…

dezembro 27, 2022

O convite do nosso Mestre e Guia para que nos apresentemos para participar das alegrias de sua Seara, nos chega de maneira sutil, e da forma mais inesperada possível, a maioria de nós, porém, resiste ao generoso chamado do Senhor.

Jesus não impõe a ninguém que o siga, pois como Espírito Puro, sabe que além da ignorância que nos caracteriza, respeita o livre arbítrio que é uma determinação das Leis Divinas que ELE veio ensinar e exemplificar.

Quando aparece à frente de Saulo de Tarso para lhe perguntar o porquê de sua perseguição aos seguidores do Cristo, estava dando ao seu conhecido trabalhador a oportunidade de refletir sobre suas atitudes perante seus irmãos de caminhada evolutiva que Saulo poderia perfeitamente não dar a devida atenção ao chamamento do Celeste Amigo.

Entretanto, Saulo diante da Inimaginável Luz que se espargia do Mestre à sua frente ouviu aquela conhecida voz, que o fez tremer e daquele instante em diante como sabemos, resolveu mudar definitivamente de vida. Arrependeu-se das atrocidades que vinha cometendo, despertando definitivamente para assumir daí por diante a cruz dos seus compromissos com as Soberanas Leis, passando a seguir o Cristo até ao fim de suas tarefas na Terra, agora como seu fiel apóstolo Paulo de Tarso.

Sofreu perseguições, passou por enfermidades, aturou zombarias, desilusões, deserções, pedradas, açoites e foi por diversas vezes encarcerado, mesmo assim o Apóstolo dos Gentios decidiu-se por ser um homem dedicado e sincero, caminhando entre as tentações e ciladas do mundo, ao encontro do seu Mestre, trabalhando até ao final de seus dias pela instalação do bem e pela paz na sociedade.

Cada um de nós também pode se tornar discípulo valoroso do Cristo em nossa área de atuação, com atitudes simples ofertando uma palavra consoladora  àquele que está desalentado, um abraço fraterno ao amigo carente, uma mensagem de esclarecimento a quem esteja desorientado, um pedaço de pão ou uma concha de sopa aos que estejam com fome, consolando a dor dos que choram a perda de um ente querido, entre outras tantos ações, seguindo os conselhos de Jesus Cristo com quem aprendemos que o único remédio capaz de curar as angústias da vida nasce do efeito imensurável da ciência do amor.

“Sem quaisquer recursos especiais, você dispõe do poder de renovar e reerguer a própria vida.

Você pode ainda e sempre: avivar o clarão da alegria onde a provação esteja furtando a tranqüilidade; atear o calor do bom-ânimo onde a coragem desfaleça; entretecer o ambiente preciso à resignação onde o sofrimento domina; elevar a vibração do trabalho onde o desânimo apareça; extrair o ouro da bênção entre pedras de condenação e censura; colocar a flor da paciência no espinheiro da irritação; acender a luz do entendimento e da concórdia, onde surja a treva da ignorância; descobrir fontes de generosidade sob as rochas da sovinice; preparar o caminho para Jesus nos corações distantes da verdade.

Tudo isso você pode fazer, simplesmente pronunciando as boas palavras da esperança e do amor. (Chico Xavier, pelo Espírito André Luiz – Livro Sinal Verde, cap. Auxílios Sempre Possíveis).

Pensemos nisso com atenção!

Francisco Rebouças

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.miliciadaimaculada.org.br/tv-imaculada/programas/homilia-do-dia/experimentar-a-proximidade-de-jesus>. Acesso em: 27DEZ2022.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui