289 visualizações

Orvalho lamacento e leite azedo

janeiro 6, 2023

Imagine uma gota de orvalho numa folha qualquer, refletindo o brilho. É uma imagem linda. Se estiver, todavia, numa superfície empoeirada, perderá sua beleza, ficando lamacenta.

Ao mesmo tempo imagine também uma quantidade de leite colocada num recipiente que não foi limpo. Isso vai azedar o leite, inviabilizando seu consumo.

As duas comparações foram feitas por Jesus na conversa com Sara, que lhe indagou como iniciar a construção do Reino de Deus dentro de nós, dada sua dificuldade em perdoar, nos apegos a que se sentia algemada e os domínios de ciúme e inveja que ainda se prendia.

Jesus então responde fazendo as duas comparações acima. A beleza ímpar do texto integral merece leitura atenta, que recomendo ao leitor. Aqui apenas uma síntese motivadora.

Destaco, todavia, pequeno e valioso trecho:

“(…) Se não purificarmos o vaso da alma, o conhecimento, não obstante superior, se confunde com as sujidades de nosso íntimo, como que as degenerando, reduzindo a proporção dos bens que poderíamos recolher. (…) É por isto que os nossos contemporâneos são justos e injustos, crentes e incrédulos, bons e maus ao mesmo tempo. O leite puro dos esclarecimentos elevados penetra o coração como alimento novo, mas aí se mistura com a ferrugem do egoísmo velho (…)”.

Que clareza! Por isso indico o leitor buscar a íntegra do capítulo. É o de número 3– Explicações do Mestre, constante do livro Jesus no Lar, de Neio Lúcio.

Basta não esquecer, diante das ocorrências todas do cotidiano, o último parágrafo  da lição:

O orvalho num lírio alvo é diamante celeste, mas, na poeira da estrada, é gota lamacenta. Não te esqueças desta verdade simples e clara da natureza.

Orson Peter Carrara

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://www.wallpaperbetter.com/pt/hd-wallpaper-etupr>. Acesso em: 06JAN2023.

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui