214 visualizações

Tremendo cirurgião ou cirurgião tremendo?

maio 19, 2023

Costumamos muitas vezes, abusando do idioma ou com correta adjetivação, para referirmo-nos a pessoas que se destacam em sua área de atuação – profissional ou não – usar palavras como “brilhante”, “nota dez”, “top de linha”, “competente”, “talentoso”, “muito capacitado” e até mesmo “tremendo”. Então, já que usamos a palavra no título, vamos explorá-la.

É prática comum dizermos que aquele médico é um “tremendo cirurgião”, como poderíamos dizer um “tremendo atleta” ou “tremendo profissional”. Isso porque reconhecemos a capacidade da pessoa em sua área profissional ou mesmo fora dela. O indivíduo destaca-se pela especialização em sua área, sendo na maioria das vezes reconhecido com homenagens, boa remuneração no caso profissional e há exemplos, inclusive, que viraram motivação para filmes, como é o caso do belíssimo filme “Mãos talentosas”, com a história real do médico neurocirurgião Benjamin Carson, que fez a primeira cirurgia bem sucedida de separação de gêmeos siameses grudados pela cabeça. Sua vida de origem humilde, sendo negro e pobre, virou filme. É um exemplo real de um “tremendo cirurgião”.

Por que a temática? Ah, porque envolve compromissos….

Um “tremendo cirurgião” ou qualquer outro “tremendo” em sua prática usual de vida, não é fruto do acaso. É fruto, como fácil de reconhecer, de muito esforço, dedicação plena, perseverança, inúmeras vezes sacrifícios variados difíceis de serem dimensionados. Mas igualmente é planejamento antes da vinda ao planeta, no processo de reencarnação, trazendo bagagens já acumuladas de experiências anteriores. Ninguém é “tremendo” no que faz sem esforços continuados através do tempo. Tempo que não se resume a uma ou duas existências. Na maioria dos casos, um planejamento de reencarnação se efetua levando-se em conta as bagagens anteriores (todas elas reunindo intelecto, moralidade, habilidades e mesmo os aspectos psicológicos e emocionais), mas, é claro, as tarefas vindouras, atendendo as carências e necessidades do protagonista e envolvidos com o compromisso assumido pelo grupo de espíritos que juntos programam o retorno à vida carnal. Sugerimos ao leitor buscar o livro “Missionários da Luz”, especialmente nos capítulos 12 a 15.

Ressalte-se que nas e para as especialidades específicas com que se apresentam os lidadores das profissões variadas ou outras atuações voluntárias há, pois, todo um preparo carinhosamente acompanhado pelos benfeitores espirituais para que a empreitada a ser levada a efeito tenha bom êxito.

Quando, porém, ainda não temos experiência nas decisões e ações a que venhamos a nos dedicar, convenhamos que poderemos ser um “cirurgião tremendo” com a falta de habilidade. O que também ocorre com outras profissões ou na direção de instituições e mesmo no diálogo com os espíritos em reuniões mediúnicas ou atendendo o público, onde poderemos ser um “esclarecedor tremendo” ou um “atendente tremendo”.

Quando o “tremendo” vem depois é a falta de experiência (no primeiro emprego ou em tantas outras situações), que vamos adquirir com o tempo (oriunda da dedicação, do esforço ou das bagagens) para que o “tremendo” venha antes…. Como aconteceu também com o “tremendão” Erasmo Carlos, no Brasil, ou com o garoto “Endrick”, entre outros craques mirins do futebol e mesmo os gênios precoces da matemática, da música, de talentosas crianças que muito cedo surpreendem pela sabedoria e habilidade em áreas que não tiveram tempo ainda de aprender ou desenvolver.

Para aprofundar o assunto sugerimos também estudo das questões 222 (que é um capítulo inteiro), mas especialmente as questões 258 a 273, de O Livro dos Espíritos.

O assunto é dinâmico, envolvente e muito didático na questão da realidade das encarnações e dos desafios de aprendizado, mas também das especializações que se apresentam.

Muitos autores já se dedicaram à pesquisa da reencarnação, inclusive não espíritas. Mas com o Espiritismo, a questão do PLANEJAMENTO e o aproveitamento das bagagens que permanecem, o assunto se amplia de maneira extraordinária.

Orson Peter Carrara

Nota do Editorial:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://kardecriopreto.com.br/tremendo-cirurgiao-ou-cirurgiao-tremendo/>. Acesso em: 19/05/2023.

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui