Página InicialTextos EspíritasO otimismo, a esperança e a caridade, são receitas de saúde!!

229 visualizações

O otimismo, a esperança e a caridade, são receitas de saúde!!

setembro 25, 2023

“E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição.”
Paulo. (Colossenses, 3:14.)

“Todo discípulo do Evangelho precisará coragem para atacar os serviços da redenção de si mesmo.
Nenhum dispensará as armaduras da fé, a fim de marchar com desassombro sob tempestades.
O caminho de resgate e elevação permanece cheio de espinhos.
O trabalho constituir-se-á de lutas, de sofrimentos, de sacrifícios, de suor, de testemunhos.
Toda a preparação é necessária, no capítulo da resistência; entretanto, sobre tudo isto
é indispensável revestir-se nossa alma de caridade, que é amor sublime.”
(Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel, livro Vinha de Luz, cap. 5).

Se pararmos para examinar com acurada atenção o atual comportamento da nossa sociedade não teremos qualquer tipo de dúvidas em concluir que a humanidade terrestre se encontra bastante enferma.

A violência individual e coletiva constatada em assustadores índices nas pesquisas e estatísticas sobre o tema que se alastra pelo mundo inteiro numa triste demonstração da predominância dos atavismos ancestrais, que não foram superados pelo advento da razão, do discernimento, dos sentimentos de amor, quando da utilização do livre arbítrio pelos indivíduos que a compõe.

A ação de agressividade e de irracionalidade dos indivíduos chega mesmo a ameaçar de extermínio alguns seres ainda existentes na natureza tais como, vegetais, animais etc., exalçando a perversidade e a sordidez que, de mãos dadas, seguem incentivando as forças em favor da desordem e do desamor.

Esse estado de coisas desenvolve a desconfiança e a insegurança nas pessoas e, por essa razão, prolifera a indiferença do indivíduo pela situação do seu próximo, causando pânico naqueles mais frágeis e, por este motivo, a depressão torna-se uma pandemia de proporções preocupantes.

A sociedade parece anestesiada pelo desespero e sofrimento, como quem perdeu o rumo e a confiança em um futuro melhor, deixando-se arrastar por mentes inescrupulosas e perversas que as hipnotizam com narrativas pessimistas e promíscuas, visando sepultar nesses corações os últimos resquícios de dignidade e de respeito pela vida.

Não bastasse isso, as constantes ameaças de guerras hediondas pairam no ar, como se a sociedade já não se encontrasse em conflitos de toda ordem, como educação, trabalho, saúde entre tantas outras situações de complexas e difíceis resoluções.

“Considera o trabalho o melhor meio para progredir.
Quem não trabalha, entrega-se à paralisia moral e espiritual.
O homem que não se dedica à ação libertadora do trabalho faz-se peso negativo na economia da sociedade.
O trabalho é vida.”
(Divaldo Franco/Joanna de Ângelis, livro Vida Feliz).

É nesse exato momento de testemunho que o Cristão, e particularmente o espírita, se fortalece no Evangelho de Jesus, e mesmo reconhecendo que inegavelmente, do ponto de vista imediatista o momento não nos está tão favorável, não se deixa contaminar pelo desespero e pelo desânimo porque essa atitude não pode gerar qualquer tipo de benefício nem levar a qualquer tipo de solução positiva para a melhoria desse estado de coisas.

Embora a paisagem triste dos dias da atualidade, somos daqueles que acreditam que tudo passa e esse momento difícil passará, porque somos filhos de um Pai amoroso, justo e bom, que por essa razão estamos destinados à felicidade e à perfeição relativa.

Pensemos nisto com muito carinho!

Francisco Rebouças

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como