130 visualizações

Alma fiel

outubro 14, 2023

Encontramos no livro BOA NOVA (Chico Xavier/Humberto de Campos, edição FEB, capítulo 28 – O Bom Ladrão), no diálogo de Jesus com Thiago a preciosa informação: “(…) A alma fiel trabalha confiante nos designíos do Pai, que pode dar os bens, retirá-los e restitui-los em tempo oportuno, e caminha sempre com serenidade e amor, por todas as sendas pelas quais a mão generosa do Senhor o queira conduzir.(…)”.

Peço ao leitor refletir atentamente comigo. Observe: “pode dar, retirar e restituir”. Sim, realidade constatável a cada passo: Deus, a Sabedoria e Bondade Absolutas, tem o poder dessas circunstâncias com tudo que nos envolve a vida. Não é restrito a bens materiais, considere, ampliando-se para outros bens, inclusive dos afetos e oportunidades.

E prossegue o autor: “(…) A vontade de Deus, além da que conhecemos através de sua lei e de seus profetas, através do conselho sábio e das inclinações naturais para o bem, é também a que se manifesta a cada instante da vida, misturando a alegria com as amarguras, concedendo a doçura ou retirando-a, para que a criatura possa colher a experiência luminosa no caminho mais espinhoso. (…)”.  O trecho é amplo e podemos tirar dele sábias reflexões. Convido o leitor a debruçar-se sobre o trecho com muita atenção…

A conclusão do ensino, todavia, é brilhante, ligando o assunto à alma fiel que usamos como título. Veja:  “(…) Ter fé, portanto, é ser fiel a sua vontade, em todas as circunstâncias, executando o bem que ela nos determina e seguindo-lhe o roteiro sagrado, nas menores sinuosidades da estrada que nos compete percorrer. (…)”. Deixo à reflexão do leitor, indicando a leitura integral do capítulo citado.

Orson Peter Carrara

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como