179 visualizações

A quem seguir?

outubro 20, 2023

No capítulo 1 do Livro Perante Jesus, de Emmanuel, com o título “No Roteiro Cristão”, nos colocamos a pensar na necessidade da instrução, embora, como alertado pelo Autor, não podemos nos esquecer do Amor. Alerta-nos a existência de duas culturas, a da inteligência e a do Amor, assinalando que o Evangelho é uma “abençoada escola de preparação” para o futuro.

Fica claro que aqui encarnados iniciaremos, ainda trôpegos, os primeiros passos em nossos avanços intelectuais e na prática do sentimento por excelência, como bem descrito em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Assim, convém destacar por serviço “urgente e inadiável a educação do Homem Interior, afeiçoando-o ao Evangelho Redivivo, nos padrões do Cristo, gerando energias de caráter e do sentimento, únicos moldes de elevação moral, suscetível de garantir a renovação do mundo”, citação do Livro Perante Jesus.

Destaca-se nessa citação pontos importantes, dentre elas a já mencionada necessidade de estudos e da prática do Amor, mas deixa claro que elas são as molas propulsoras não só para o desenvolvimento moral do Homem, mas acima de tudo a única forma de garantir que o mundo evolua, na medida que refletirá a mudança de seus habitantes.

Sendo assim onde adquirir conhecimentos tanto para instrução quanto para o desenvolvimento do sentimento amoroso necessário para nossa própria evolução? Eis a questão que se faz presente nos dias atuais, principalmente pela proliferação e disponibilidade de informações em todo e qualquer lugar. Ainda fazendo uso do capítulo primeiro citado, cabe destacar que “o Mestre torna ao Planeta por intermédio de vozes inúmeras que se fazem emissárias do seu Verbo de Luz…”, assim, fica evidente que precisamos escolher com sabedoria a fonte de nosso desenvolvimento intelectual, inclusive porque não apenas colhemos essas palavras, mas também seremos nós propagadores desse Verbo, portanto tenhamos responsabilidades na edificação do Homem Renovado, tanto íntimo quanto dos nossos ouvintes, pois “esperam de nós a educação e a assistência”.

“A crise de instrutores gera crise de ignorância”, por isso cabe-nos acima de tudo cuidados sobre onde buscar as informações que formarão nosso cabedal intelectual que será a fonte para a divulgação da Boa Nova, pois todos somos alunos e professores nessa escola da vida. Emmanuel, no Livro Seara dos Médiuns, capítulo 27, denominada “Palavra”, compara nossa glote vocal a uma harpa viva, cujas cordas “exprime todos os cambiantes do pensamento”.

Por isso, a “palavra vibra no alicerce de todos os males e de todos os bens do mundo”, falando podemos fazer o bem aos nossos alunos como podemos incentivar o mal em pessoas propícias a tais fatos e circunstâncias, todos somos medianeiros daqueles que admiramos e daquele que ouvimos, por isso cabe indagar quem estamos admirando e indagando?

Convém-nos manter em alerta, pois como menciona Mateus em seu Evangelho, capítulo 24, versículo 5, “muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos”. Nesse mesmo sentido disse Marcos, no capítulo 13, versículo 22, “porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.”

Por tudo isso a necessidade de escolher bem as leituras que fazemos e os “profetas” que seguimos, não podemos tomar todas as palavras por corretas, devemos questionar e levantar dúvidas, independente quem as diga. Kardec fez isso durante a produção de toda codificação básica e sempre nos ensinou a também assim seguir. Portanto, se alguma obra nos é ofertada, vamos ler, mas vamos voltar às obras básicas e ver se há fundamento, não vamos aceitar textos simplesmente por ser ditados por espíritos ou escritos por intelectuais, pois como menciona Irmão José em Vigiai e Orais, “nem sempre, o homem culto, bem-informado é sábio.”

Daniel Baeninger

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em Perante Jesus.
Acesso em: 14/10/2023

Daniel Baeninger
Daniel Baeninger

Trabalhador do Centro Espírita Luz e Caridade de Limeira/SP.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui