Página InicialUncategorizedO jovem e a profissão

155 visualizações

O jovem e a profissão

outubro 26, 2023

“Meu Pai trabalha até hoje, e eu também”.
Jesus.  (Jo., 5:17.)

Com a tão propalada globalização e automação, o mercado de trabalho vem ficando cada  vez mais competitivo, exigindo de quem nele ingressa um multipreparo, em razão da velocidade, flexibilidade e qualidade necessárias para o êxito de qualquer empresa.

De qualquer maneira, sejam quais forem as exigências e nuanças mercadológicas, as recomendações dos Espíritos Amigos, nessa selva informatizada e vilipendiada pela corrupção e desonestidade continuam e continuarão valendo sempre…

Atentemos nas informações prestadas por dois Espíritos (1) (2) de escol no que tange às questões morais e educacionais muitas vezes negligenciadas e não consideradas no âmbito das profissões de um modo geral: “no mundo, a profissão deverá cumprir uma dupla finalidade: atender ao labor de peça útil na estrutura social e suprir as necessidades do ganho da moeda, capaz de permitir o crescimento da vida material. Antes do salário, porém, o profissional de qualquer área deverá estabelecer a sua capacidade de ser útil, de atender ao envolvimento da sociedade.

Quem já conhece o ensino do Cristo, posicionar-se-á disposto e nobre, perante a vida, que se abre em estrada formidável à frente, em cujo trajeto semeará bênçãos de alegrias…

A missão do homem inteligente na Terra deverá ser a de utilizar os recursos de Mamon, pondo-os a serviço de Deus, de modo feliz, fazendo a vida crescer por onde sigam seus passos.

Amigo da fase jovem, não te aturdas ante as vozes do imediatismo. Vieste ao mundo para que te aches a ti próprio, e não te acharás isolado na frieza do teu cofre ou  no mausoléu da tua inutilidade. Profissão que te leve a trabalhar feliz será a que te fará seguir contente para o cumprimento dos teus formosos destinos.

O engrandecimento da vida exige o tributo individual do trabalho; o dever reta e lealmente cumprido mantém a saúde da consciência. Da busca incessante de perfeição procede a competência real.

Em nenhuma ocasião desprezar as ocupações de qualquer natureza, desde que nobres e úteis conquanto humildes e anônimas. O trabalho recebe valor pela qualidade de seus frutos.  Portanto, amadurece-te hoje, a fim de não sofrerdes mais tarde o golpe frustrante por estar em ‘atividade errada’. Aconselha-te com os mais experientes, ouve os amigos que te querem o bem, mas não ignores a voz interior das horas de prece e meditação, para que não te equivoques no serviço que vieste desempenhar na Terra, atendendo com grandeza a profissão, requintada ou singela, dentro de cujos serviços deves fazer brilhar a tua vida, trabalhando com nobreza e eficiência como trabalham Jesus e o Pai Celestial”.

Segundo Meimei, (Espírito) “o trabalho é a bênção que Jesus nos oferece no santuário do Espaço e do Tempo e, por isso mesmo, aceitá-lo, aperfeiçoando-o constantemente com a nossa atuação é descobrir, para nós próprios, a estrada de acesso à glória celestial.”

Rogério Coelho

Referências:
(1) XAVIER, F. Cândido. Conduta espírita.
(2) TEIXEIRA, Raul, Cântico da juventude.

Nota do Editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em conduta.
Acesso em: 22/10/2023

Rogério Coelho
Rogério Coelho

Rogério Coelho nasceu na cidade de Manhuaçu, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais onde reside atualmente. Filho de Custódio de Souza Coelho e Angelina Coelho. Formado em Jornalismo pela Faculdade de Minas da cidade de Muriaé – MG, é funcionário aposentado do Banco do Brasil. Converteu-se ao Espiritismo em outubro de 1978, marcando, desde então, sua presença em vários periódicos espíritas. Já realizou seminários e conferências em várias cidades brasileiras. Participou do Congresso Espírita Mundial em Portugal com a tese: “III Milênio, Finalmente a Fronteira”, e no II Congresso Espírita Espanhol em Madrid, com o trabalho: “Materialistas e Incrédulos, como Abordá-los?” Participou da fundação de várias casas Espíritas na Zona da Mata Mineira.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como