86 visualizações

Amai

dezembro 20, 2023

“Se não amais senão àqueles que vos amam, que recompensa tereis, uma vez que as pessoas de má vida também amam àqueles que as amam?” (ESE-cap. 12 item-2)

Um singelo pedido foi depositado em nossos corações pelo MESTRE DO AMOR: “Amai-vos…”

 Deus que fez o sol se levantar para todos e chover sobre justos e injustos, nos convida a fazer o bem e orar por todos os Seus filhos. Aqueles que nos perseguem e caluniam estão doentes da alma, uma vez que projetam seu próprio desequilíbrio, seus medos, suas culpas, seu desejo de poder naqueles a quem identificam como obstáculo para a realização de seus ideais de vida pautados em geral, no egoísmo e orgulho mal disfarçados de sabedoria e virtudes.

 Um olhar mais atento aliado a uma escuta fraterna e compassiva revelará a cegueira daquela alma, paralisia moral, as infecções do preconceito a colocarem em risco a à saúde do seu corpo, mente e Espírito. E ainda, pondo em risco os propósitos mais elevados da própria oportunidade reencarnatória atual.

“O amor, portanto, é o hálito de sustentação da vida, enquanto a sua ausência expressa-se como estágio embrionário do ser, aguardando os fatores propiciatórios do seu surgimento e exteriorização.” Jesus e o Evangelho à Luz da Psicologia Profunda- Joanna de Angelis

Deus é amor e em toda a Sua criação colocou esse poder divino e não nos pede nada em troca. No entanto, tudo em nós que ainda não serve à vida com profundo amor passará por transformações, pois o amor é parte da essência divina que somos.

O Espiritismo é o consolador prometido pelo Cristo. Por isso mesmo ao observar e acolher esses irmãos tão aferrados em suas certezas pautadas exclusivamente nos valores materialistas e transitórios e ao mesmo tempo já de alguma forma estando abalados em suas estruturas pelo preceito do Cristo de amar ao próximo como a si mesmo; mas, resistindo à mudança, oremos por eles sabendo, que logo perceberão que todas as suas maiores conquistas após um breve fulgor só lhes darão a visão de um imenso vazio interior, acionemos em nós a empatia.

O Mestre Jesus vindo em nosso socorro para nos amparar e fortalecer na vivência da Lei da Justiça, do Amor e da Caridade, nos disse: “Os sãos não precisam de médicos”

O Cristo recomenda a terapia do amor, pois o outro que se aproxima com seus tormentos revela a dimensão em que algum aspecto de nossa alma ainda está. E lembra que todos, estamos convocados a sermos perfeitos.

Joanna de Angelis falando do Homem-Jesus nos diz: “Nunca se poupou do enfrentamento, não obstante, nunca sintonizando pela ira com os atormentados- atormentadores que sempre O buscavam para afligí-LO e testá-LO.”

Viver o “Amai”, é ter coragem para renunciar ao revide resistindo ao mal pela prática do perdão e da não-violência, em essência é, vencer-se interiormente, como nos diz a veneranda.

“Vitorioso é somente aquele que se vence interiormente, mesmo que vencido exteriormente, por isso amarás o teu próximo como a ti mesmo”

É para esse amor misericordioso, desinteressado, generoso, que se expressa em respeito, aceitação, cuidados beneficentes e responsáveis; para esse amor libertador, que com muita honra e amor incondicional somos chamados e escolhidos por Jesus.

Mariana Silva

Mariana da Silva
Mariana da Silva

Evangelizadora, trabalhadora do Grupo Espírita Francisco Xavier,
Voluntária no Programa Conte Mais da FERGS como multiplicadora, oficineira, contadora de histórias e Palestrante.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como