88 visualizações

“Viver em família” há 30 anos

janeiro 16, 2024

Há 30 anos, nos dias 29 e 30 de janeiro de 1994, houve o lançamento nacional da Campanha “Viver em Família” em São Paulo, com realização da USE-SP na sede do Centro Espírita Nosso Lar. O slogan “O melhor é viver em família. Aperte mais esse laço” ficou bem difundido.

Num final de semana foi desenvolvido o Seminário “Formação de equipes para a Campanha”, com atuação de diversos companheiros. Divaldo Pereira Franco proferiu a palestra de abertura e desenvolveu um seminário sobre o tema.

Este evento histórico originou o livro Laços de família, editado pela USE-SP (1).

Essa Campanha nasceu por proposta da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, durante nossa gestão como presidente da Entidade. A USE-SP já havia promovido a “Campanha Integração da Família”, em 1980. As ideias para a nova Campanha se consolidaram durante nossa gestão como presidente da USE, em função da realização de reuniões de estudo e seminários com coordenação de nossa esposa Célia, que motivaram os lançamentos de livros sobre família (2,3). Nesse cenário, no ano de 1992, os diretores Sander Salles Leite e Joaquim Soares informaram que a Organização das Nações Unidas-ONU, preparava-se para promover o “Ano Internacional da Família”, em 1994 – com o objetivo de “contribuir para construir a família, a menor democracia no coração da sociedade”.

Pela oportunidade temática, a USE-SP definiu a elaboração de uma proposta de Campanha sobre Família e apresentou-a na reunião do Conselho Federativo Nacional da FEB, em novembro de 1992. Foi formada uma Comissão, incumbida de elaborar uma proposta para a reunião do CFN da FEB do ano seguinte, integrada por representantes de São Paulo: Antonio Cesar Perri de Carvalho e Célia Maria Rey de Carvalho; Rio de Janeiro: Gerson Simões Monteiro e Lydiênio Barreto de Menezes: FEB: Nestor João Masotti e Paulo Roberto Pereira da Costa; havendo assessoria de Merhy Seba (SP). O feliz slogan da Campanha foi de autoria de Merhy Seba.

O projeto completo da Campanha “Viver em Família”, foi aprovado pelo Conselho Federativo Nacional da FEB em suas reuniões de novembro de 1993. Naquela oportunidade a Campanha foi apresentada em evento público no Auditório do Senado Federal.

Dois meses depois houve o marcante lançamento nacional da Campanha “Viver em Família” em São Paulo. A propósito, recordamos de questões de O livro dos espíritos que inspiraram o título e o temário da Campanha:

“Os laços sociais são necessários ao progresso e os laços de família estreitam os laços sociais. […] Qual seria para a sociedade o resultado do relaxamento dos laços de família? ̶ Uma recrudescência do egoísmo.” (4)

Entendemos que a família deve contar com um espaço integrado e conjunto nos centros espíritas, superando-se as ações pulverizadas e estanques – com barreiras etárias -, apenas em reuniões específicas para crianças, jovens e adultos.

Atualmente, numa época tão complexa, torna-se importante o incentivo para o cultivo de valores para o fortalecimento da família!

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 Referências:
(1) Carvalho, Antonio Cesar Perri (Org.). Laços de família. 8.ed. São Paulo: Ed. USE. 150p;
(2) Carvalho, Célia Maria Rey (Org.). Família & espiritismo. 6.ed. São Paulo: USE. 231p;
(3) Carvalho, Antonio Cesar Perri (Org.). A família, o espírito e o tempo. 1.ed. São Paulo: USE. 140p; e
(4) Kardec, Allan. Trad. Ribeiro, Guillon. O livro dos espíritos. Questões 774 e 775. Brasília: FEB.

Antonio Cesar Perri de Carvalho
Antonio Cesar Perri de Carvalho

Ex-presidente da Federação Espírita Brasileira (interino de 5/2012 a 3/2013 e efetivo de 3/2013 a 3/2015); membro da Comissão Executiva e Primeiro Secretário do Conselho Espírita Internacional; Membro do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui