Página InicialTextos EspíritasA arte do bem e do belo

31 visualizações

A arte do bem e do belo

fevereiro 2, 2024

Muitos Espíritos, conforme está publicado na Revista Espírita entre os anos de 1858 a 1869, contribuíram espontaneamente declarando que a arte possui algo mais grandioso, do que pensamos na Terra.

Léon Denis, no livro O Espiritismo na Arte:

“Que a beleza é um dos atributos divinos. Deus pôs nos seres e nas coisas esse encanto misterioso que nos atrai, nos seduz, nos cativa e enche a alma de admiração, às vezes de entusiasmo. A arte é a busca, o estudo, a manifestação dessa beleza eterna da qual percebemos, aqui na Terra, apenas um reflexo. Para contemplá-la em todo o seu esplendor, em todo o seu poder, é preciso subir de grau em grau em direção à fonte de onde ela emana”.

Para se atingir a arte em toda sua expressão de sublime de beleza, será preciso buscar a perfeição espiritual gradualmente, pois a cada estágio o artista se aproxima e  percebe que tudo muda diante do poder criativo divino.

O maestro Rossini ao ser perguntado sobre a música, por exemplo, diz se tratar de algo bem diferente da música que fazia na Terra.  Em Obras Póstumas, ele fala do compromisso do Espiritismo.

 “Oh! Sim, o Espiritismo terá influência sobre a música! Como não poderia ser assim? Seu advento mudará a arte, depurando-a. Sua fonte é divina, sua força a conduzirá por toda parte onde haja homens para amar, para se elevar e para compreender. Tornar-se-á o ideal e objetivo dos artistas. Pintores, escultores, compositores, poetas, pedir-lhe-ão as suas inspirações, e eles as fornecerá, porque é rico, é inesgotável.“

Vemos que a tarefa do Espiritismo é possibilitar o avanço pelos esforços de seus seguidores. Os que se empenharem gradativamente lograrão de acordo com os seus próprios esforços criativos.

Podemos dizer com toda segurança que o trabalho desenvolvido nos centros espíritas procura despertar os frequentadores para arte do bem, através das artes.

Hoje os projetos profissionais feitos por artistas do mercado formal têm demonstrado o sucesso de público e da crítica especializada.

Vejamos o que diz o Espírito Emmanuel no livro Consolador, pergunta 161 onde responde sobre o que é arte?

“A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse “mais além” que polariza as esperanças da alma. O artista verdadeiro é sempre o “médium” das belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas mais vibráteis do sentimento humano, alçando-o da Terra para o Infinito e abrindo, em todos os caminhos a ânsia dos corações para Deus, nas suas manifestações supremas de beleza, de sabedoria, de paz e de amor.“

Sendo assim, vemos que o Espiritismo tem muito a contribuir com a Humanidade.

O homem de bem na Terra sabe que a arte do bem e do belo é a fonte cristalina dos saberes iluminativos.

O Espírito Emmanuel responde a pergunta 172, se existem, de fato, uma arte antiga e uma arte moderna?

– “A arte envolve com os homens e, representando a contemplação espiritual de quantos a exteriorizam, será sempre a manifestação da beleza eterna, condicionada ao tempo e ao meio de seus expositores.

A arte, pois, será sempre uma só, na sua riqueza de motivos, dentro da espiritualidade infinita.

Ponderemos, contudo, que, se existe hoje grande número de talentos com a preocupação excessiva de originalidade, dando curso às expressões mais extravagantes de primitivismo, esses são os cortejadores irrequietos da glória mundana que, mais distanciados da arte legítima, nada mais conseguem que refletir a perturbação dos tempos que passam, apoiando o domínio transitório da futilidade e da força. Eles, porém, passarão como passam todas as situações incertas de um cataclismo, como zangões da sagrada colmeia da beleza divina, que, em vez de espiritualizarem a Natureza, buscam deprimi-la com as suas concepções extravagantes e doentias.”

Com a arte do bem e do belo o artista, bem como todos aqueles que pelos seus próprios esforços buscaram o caminho da iluminação, serão, certamente, reconhecidos como médiuns aprovados.

Gilberto Lepenisck

Gilberto Lepenisck
Gilberto Lepenisck
Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como