Página InicialTextos EspíritasO filme “Nosso Lar 2 – Os Mensageiros”

36 visualizações

O filme “Nosso Lar 2 – Os Mensageiros”

fevereiro 9, 2024

Desde 25 de janeiro os cinemas do país passaram a exibir o filme “Nosso Lar 2 – Os Mensageiros”.

O enredo é baseado no livro Os Mensageiros, do espírito André Luiz e psicografado por Chico Xavier; o segundo da série “a vida no mundo espiritual”, iniciada com Nosso Lar. É uma continuação do bem-sucedido filme anterior, exibido em 2010.

No livro Os mensageiros, é relatada a atuação de espíritos vinculados à colônia Nosso Lar, no atendimento a encarnados. O filme focaliza um desses apoios: um grupo de espíritos da colônia Nosso Lar se dedica a cuidar de três pessoas que fazem parte de um planejamento espiritual, sem saber que são os escolhidos. Em síntese, os três vultos focalizados são o jovem médium que não estava cumprindo sua missão, um líder de centro espírita e um empresário benemérito.

Trata-se de produção da Cinética Filmes, com Wagner de Assis e Iafa Britz; direção e roteiro por Wagner de Assis; com atores principais Renato Prieto (papel de André Luiz), Edson Celulari (coordenador da equipe espiritual) e Felipe de Carolis (o obsessor). Destacamos a primorosa encenação de Felipe de Carolis.

Assistimos ao filme no dia do lançamento juntamente com a esposa, filho e nora, em São Paulo. A sala estava bem ocupada, com público predominantemente da terceira idade.

Interessante que após o sucesso do filme “Nosso Lar”, a produtora Cinética começou a elaborar o projeto do novo filme. A proposta inicial desse filme, em meados de 2012, foi aprovada em diretoria da Federação Espírita Brasileira (que detém os direitos autorais do livro) no período em que ocupávamos a presidência da Instituição e assinamos o primeiro contrato com a Cinética Filmes. Daí a razão de nosso nome aparecer nos créditos finais do filme.

O enredo é fiel aos textos do espírito André Luiz, mas há imagens, cenas e diálogos que provavelmente não sejam de fácil compreensão para o público não espírita. Houve ampla campanha nas instituições espíritas para que seus frequentadores prestigiassem os primeiros dias de exibição. Há informações que em centenas de cinemas, entre 25 de janeiro e o final de semana, acorreram perto de 500 mil frequentadores. Um caso de sucesso no conjunto dos filmes brasileiros.

O filme deve suscitar a leitura do livro base do enredo, valorizando a mensagem central de vigilância com os compromissos espirituais durante a existência corpórea.

Na apresentação de Os Mensageiros Emmanuel destaca: “recorda que as mensagens edificantes do Além não se destinam apenas à expressão emocional, mas, acima de tudo, ao teu senso de filho de Deus, para que faças o inventário de tuas próprias realizações e te integres, de fato, na responsabilidade de viver diante do Senhor”.

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Nota do autor:
Extraído de: Folha da Região. Araçatuba, 31/01/2024. P.2.

Antonio Cesar Perri de Carvalho
Antonio Cesar Perri de Carvalho

Ex-presidente da Federação Espírita Brasileira (interino de 5/2012 a 3/2013 e efetivo de 3/2013 a 3/2015); membro da Comissão Executiva e Primeiro Secretário do Conselho Espírita Internacional; Membro do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como