89 visualizações

Existem povos ateus?

março 17, 2024

Este é o tema da questão 651 de O Livro dos Espíritos, em seu Capítulo II, da Lei de Adoração, a qual reproduzimos a seguir.

  1. Terá havido povos destituídos de todo sentimento de adoração?

“Não, que nunca houve povos de ateus. Todos compreendem que acima de tudo há um Ente Supremo.” (1)

A resposta dos Espíritos é categórica, reafirmada pela palavra “nunca” e denotando claramente que na história de todos os povos da humanidade não há registro de nenhum que olvidasse a existência de Deus.

Da resposta ainda podemos depreender por meio da palavra “todos” duas possibilidades. A primeira que nos remete à relação com a palavra “povos”; e a segunda, observando a sequência das perguntas, levando-nos ao entendimento de que todas as pessoas de todos os povos trazem naturalmente em si um sentimento inato que evidencia, ainda que de forma tênue, a existência de um Ente Supremo.

Assim, os Espíritos nos ensinam que, por mais que alguns se julguem ateus, descrentes, sempre haverá nos recônditos da alma o germe que nos assegura a existência de um Criador.

Márcio Martins da Silva Costa

Referência:
(1) KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 93a ed. Brasília (DF): Federação Espírita Brasileira, 2013.

Márcio Costa
Márcio Costa

Membro do Conselho Editorial da Agenda Espírita Brasil, atua na divulgação da Doutrina Espírita escrevendo textos e realizando palestras.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui