Página InicialTextos EspíritasSedições – olha a atualidade!

25 visualizações

Sedições – olha a atualidade!

junho 2, 2024

A palavra sedições não é muito usada, nem comum, e muita gente não sabe o significado. Eu mesmo fui procurar saber para melhor compreender determinado ensino.

Busquemos o significado: perturbação da ordem pública, desordem, rebuliço; sublevação contra qualquer autoridade constituída; revolta, motim.

Busquemos também o significado de sublevação, igualmente presente na outra definição e também pouco comum no uso cotidiano: rebelião individual ou em massa; levante, revolta, falta de sossego, de aceitação, inquietação, indignação, revolta.

Notem a atualidade das palavras com a realidade que vivemos. Uma falta de sossego, uma inquietação geral, mesmo uma indignação, perturbação da ordem, desordem em muitos sentidos e segmentos, gerando revoltas, violência, entre outros desdobramentos conhecidos.

A pesquisa surgiu após o contato com a extraordinária abordagem de Emmanuel, constante do livro Harmonização (de apenas 20 capítulos), edição GEEM, em seu capítulo 15 – Sede firmes.

Como comum no autor referido, transcreve pequena frase das anotações dos evangelistas e traduz em comentário compacto e profundo. No caso valeu-se da anotação de Lucas (21.9): “E quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis.”. E o canal PORTAL DO CONSOLADOR transformou referido texto em clip disponível no youtube, com sugestivas imagens na voz de Patrícia Muzzi. O leitor pode encontrar o belo clip, com o mesmo título: Sede firmes, no link: www.youtube.com/watch?v=giGROJ0XpCM

O texto é um primor. Recorde-se que a afirmação de Jesus, anotada por Lucas, cita “E quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis” e que inspirou o Espírito autor, leva o leitor à grave e ao mesmo tempo suave reflexão, para que não se deixe vencer pelo medo. Sopram no complexo momento atual do planeta os ventos da discórdia, ameaçam as tempestades das guerras, dos conflitos variados de opiniões e disputas, que não devem afetar a coragem e o ânimo do cristão.

Afirma aquele autor (seleciono alguns trechos parciais):

a) A guerra de nervos traz ameaças, gritos, terrores, bombas, incêndios, metralhadoras, mas o defensor do Bem traz o caráter firme, solidificado na confiança em Deus e em si mesmo.
b) O discípulo do Senhor não ignora que os cristãos morreram nos circos, de mãos vazias, mas na qualidade de combatentes pelo Bem e pela Verdade.
c) A vitória do Bem reclama Espíritos fortalecidos de coragem e fé, acima de tudo. É indispensável combater a tensão nervosa, como quem sabe que o medo é o adversário terrível, oculto na cidadela de cada um.

Vivemos tempos assim. Mas quero recomendar ao leitor procurar a página na íntegra para perceber o primoroso conteúdo. Pode também ouvi-lo no link acima indicado ou buscar o texto para ler. Neste caso pesquise Sede firmes – Emmanuel – Bíblia do Caminho. Nas opções que se abrirem clique em Doutrina Espírita – 2ª. parte – livro Harmonização – Emmanuel.

Em síntese, porém, não nos assustemos. Tudo isso vai passar, mas é preciso adotar a fortaleza de ânimo e coragem nos enfrentamentos naturais de amadurecimento.

Orson Peter Carrara

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como