vontade,disciplina da vontade

294 visualizações

Disciplina da vontade!

julho 31, 2024

Existe um livro pequenininho em tamanho, mas enorme em sapiência chamado, Minutos de Sabedoria de C. Torres Pastorino (1), que se aberto em qualquer página, a critério do leitor, a qualquer momento do dia, se lerá uma mensagem que, com certeza, lhe falará a alma. Hoje eu abri a minha e me veio uma lição importante, o cultivo dos bons pensamentos, o cultivo da vontade.

Inúmeras vezes na vida nos pegamos já esperando o pior, imaginando o perturbar, a desgraça, o infortúnio, e se nos perguntam o porquê de estarmos pensando assim, categoricamente respondemos: prefiro esperar o pior e me surpreender com o melhor das coisas, das pessoas, das situações, porque tudo é difícil para mim, porque parece que tem uma enorme pedra impedindo o meu rio escoar… grande erro que estamos criando! Emmanuel em seu livro Pensamento e Vida, em parceria com o nosso querido Chico Xavier nos diz: “o nosso pensamento cria a vida que procuramos”(2) e em nenhum momento refletimos o quão importante é o nosso pensamento positivo, o esperar o bom da vida, das pessoas, esperar delas o que queremos que elas esperem de nós e com isso fixar o pensamento na cura, nas situações dando certo, na mão de Deus nos protegendo, nos guiando. Sempre que algo de ruim acontece já logo maldizemos e, quase que automaticamente acreditamos na má sorte… Que ilusão! Por diversas vezes vi quem perdeu o ônibus estando atrasado para o trabalho e deixou de sofrer um acidente, ou dormiu de mais, perdeu a hora e não estava no avião que caiu. Deus… é a mão de Deus auxiliando a nossa vontade infantil e regulando nosso pensamento imaturo.

No segundo capítulo do mesmo livro, podemos ler que a mente humana é como se fosse um escritório subdivido em várias seções, dentre elas estão: a seção do desejo, a da inteligência, da imaginação e da memória, mas há a que comanda elas, o gerente de todos, é a vontade, ou seja, a sua vontade controla o que você quiser. Você é dono dela! Ela te obedece, basta que sejamos firmes. Se a partir de hoje aprendermos a usar a razão, que é o leme, segundo o Emmanuel, e a vontade, que está nas nossas mãos, já estaremos dando um passo a diante. “[…] Na vontade temos o controle que a dirige, nesse ou naquele rumo, estabelecendo causas que comandam os problemas do destino”, ou seja, “só a vontade é suficientemente forte para sustentar a harmonia do espírito.” (3)

Quando a doença aparece, quando a notícia ruim chega, pensemos em Jesus, Naquele que nunca nos desampara, Ele disse que nunca estaríamos sozinhos! Não perca seus segundos de sol da sua preciosa encarnação falando ou imaginando situações catastróficas, imaginando doenças que não existem, vivenciando situações que nunca aconteceram, criando ilusões pesadas, ocupando a mente com crenças imaginadas. Os pensamentos ruins causam desequilíbrios físicos e orgânicos, levando a obsessões, a loucura, a doença e até ao suicídio.

Ore! Ore sempre que um pensamento vier a sua cabeça e te fizer acreditar que tudo sairá pior do que espera, que tudo dará errado, que você não irá conseguir. Diga: “a força de Deus habita em mim” (4), eu sou mais forte que isso. Por que tenho que imaginar o pior se tenho a minha vontade e a minha razão? Eu escolho onde quero ir, onde quero atracar. Escolho o mar por onde quero navegar. Assuma as rédeas do seu pensamento! Não o deixe voar por aí, principalmente envolto a nuvens carregadas de dor e chuva. Controle-o! Domine-o! No mar onde o barco com Jesus navega, não deixa de ter travessias difíceis, tempestades, mas não há onda que o consiga virar. Deus, Jesus e a nossa vontade são mais fortes que tudo!

“Ao cair da tarde desse dia, Jesus disse aos discípulos: “Vamos atravessar para a outra margem do lago.’ Deixando a multidão para trás, entraram no barco onde ele já estava e começaram a travessia, embora outros barcos os seguissem. Mas logo se levantou um tão grande temporal, com vendaval e ondas rebentando contra o barco, que este já estava cheio de água.

Entretanto, Jesus dormia deitado na popa, com a cabeça numa almofada. Inquietos, acordaram-no, gritando: “Mestre, não te preocupa que estejamos quase a morrer? Ele, levantando-se, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquieta-te!” O vento parou e fez-se uma grande calma. E disse-lhes: “Por que estavam com tanto medo? Ainda não têm fé?” (5)

(Mc 4:35 – 5: 43; Mt 8.18, 23-27; Lc 8.22-25)

Faça como o Mestre e diga a sua mente: Aquieta-te! Jesus é o meu norte e a minha razão, a minha vontade é o meu leme!

Danielle Doria 

Referências:
(1) Minutos de Sabedoria, C. Torres Pastorino. Ed: Vozes, 44a edição;
(2) Pensamento e Vida, 19o edição – 14o impressão, FEB – 6/2022, pág 8;
(3) Pensamento e Vida, 19o edição – 14o impressão, FEB – 6/2022, pág 12;
(4) Minutos de Sabedoria, C. Torres Pastorino. Ed: Vozes, 44a edição, pág 120; e
(5) Jesus acalma a tempestade (Mc 4:35 – 5: 43; Mt 8.18, 23-27; Lc 8.22-25)
https://www.biblegateway.com/passage/?search=Marcos%204%3A35-5%3A43&version=OL
(acesso em 23/07/2024).

Danielle Doria
Danielle Doria

Nascida no Rio de Janeiro há 36 anos, é mãe, esposa e formada em Letras desde 2015. Espírita há 20 anos, começou a estudar e a trabalhar a mediunidade na Sociedade Espírita Ramatis, na Tijuca - RJ, onde também fazia trabalhos para o Jornal da Casa. Hoje, escreve artigos e textos espíritas e é frequentadora do Instituto Espírita da cidade de qual mora.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?