confiança

73 visualizações

Com equilíbrio e confiança!

agosto 15, 2024

Pois somos cooperadores de Deus. Paulo (I Coríntios, 3:9.)

A vida é a sublime escola onde todos podemos adquirir pelo concurso do trabalho e do esforço próprio os imprescindíveis ensinamentos intelectuais, morais e espirituais indispensáveis para nossa elevação na escala do progresso evolutivo.

Jesus alertou aos seus verdadeiros discípulos de que “o Reino de Deus não vem com aparência exterior” (Lucas 17:20). Assim sendo, mesmo sabendo que Pedro o negaria por três vezes, deixou que ele de forma invigilante aprendesse com essa experiência pessoal.

Assim também com cada um de nós, ignorantes, ingratos, rebeldes, presunçosos, que o Mestre conhece em profundidade há milênios, jamais nos deixou a sós, acudindo-nos e ajudando-nos no que lhe é permitido fazer em conformidade com as determinações das Soberanas Leis Naturais, mas nos deixa livre no exercício da faculdade do livre arbítrio como bem impreterível de cada criatura.

“Todos somos viajores nas trilhas da Terra, carregando fardos de imperfeições.
Hoje, podes estender os braços e levantar os que desfalecem. Amanhã, porém, é novo dia de caminhada e, embora tenhamos a obrigação de orar e vigiar, nenhum de nós sabe realmente se vai cair.”
(Chico Xavier/Emmanuel, livro Justiça Divina, cap. 9).

Precisamos desde já, criar coragem para começar imediatamente os serviços de redenção de nós mesmos, porque ninguém está dispensado do esforço no desenvolvimento da fé e das demais virtudes de que estamos investidos, a fim de marchar com destemor vencendo os desafios e obstáculos de toda ordem na conquista de nossa tão sonhada libertação.

Cada qual de nós é peça importante na engrenagem da vida e o trabalho essencial que nos cabe fazer é justamente o do nosso próprio burilamento, de vez que, retificando em nós aquilo que nos aborrece nos outros, estaremos aperfeiçoando em nós mesmos os valores imperecíveis da evolução.”
(Xavier, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel. Livro Vida em Vida, cap. Contato social.)

Enquanto temos tempo, renovemo-nos no espírito do Senhor e assumamos os nossos compromissos e deveres perante a Soberana Sabedoria do Universo, aproveitando os sublimes recursos que Deus nos concedeu justamente para nossa vitória sobre as más inclinações do homem velho que nos escravizam há milênios.

Francisco Rebouças

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui