esfarelamento das certezas,redes sociais

17 visualizações

O esfarelamento das certezas

setembro 4, 2024

“Até quando nos deixarás em dúvida?”

Sem nenhuma dúvida vivemos a era do esfarelamento das certezas. Com a popularização das mídias sociais e o livre acesso aos meios digitais tudo se transforma, em frações de segundos, ou diria, em um simples “clique”.

As redes sociais existem a muito tempo, mesmo antes da internet. São as nossas redes de relacionamento: família, amigos, colegas da escola, de trabalho, parceiros de jogos, esportes etc., já as plataformas de redes sociais, ou seja, espaços que promovem os relacionamentos, por meio da troca de conteúdos e mensagens virtuais são mais recentes e possuem um efeito bem mais impactante. Essas plataformas de redes sociais, atualmente, assumem funções. Elas podem ser usadas para propagar informações, disseminar campanhas, promover marcas e produtos, evidenciar ou cancelar pessoas e para mais uma infinita lista de opções.

Para as pessoas que aprenderam a manejar essa ferramenta, as plataformas de redes sociais surgem como um instrumento poderoso de informação, formação de vínculos, aprofundamento de estudos e diminuição das distâncias no tempo e no espaço. Sem dúvida, uma invenção fascinante. Com a chegada da Inteligência Artificial impulsionando quase todas as áreas da sociedade existe uma ampla expectativa dos humanos de resolverem a maioria dos problemas complexos que tem surgido ao longo das últimas décadas. Entretanto, os antigos problemas de convivência e relacionamento vem cada vez mais demonstrando a fragilidade e a inadaptação de lidar com as certezas e incertezas da vida real. Já não é possível confiar em vídeos, imagens e até mesmo afirmações das personalidades públicas e em evidência, visto que um computador aliado a inteligência artificial pode simular todos os modelos que lhe são oferecidos, enfim estamos suscetíveis demais frente as certezas.

O uso das tecnologias não a torna prejudicial de maneira nenhuma, porém a falta da ética, sim. Aprender a dominar a tecnologia é sem sombra de dúvida se apropriar do novo, porém, a nossa inabilidade em manter nossas redes sociais está promovendo o adoecimento nas relações socioafetivas. Por nos afastarmos demasiadamente das redes sociais afetivas presencialmente, o homem que dominou a tecnologia do século 21 assiste o declínio e o esfarelamento das relações e das suas certezas.  Nossa constituição humana requer proximidade, contato físico, olho no olho, cheiro, toque, saber, sabor e isso não se consegue através do online.

A antiga promessa do Messias “Eu vim para que tenhais vida” ainda é o que devemos confiar, crer. As dúvidas sentidas pelos apóstolos sobre a identidade messiânica eram inquietantes, fazendo do cenário, do início do Cristianismo, um misto de alegria e uma ruga interrogativa no pensar dos seus seguidores, interpeladores e curiosos. Fato esse anotados pelos evangelistas através dos diálogos: “Então, os judeus rodearam a Jesus para indagar-lhe: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se és o Cristo, dize-nos claramente.” Entretanto a resposta dada por Ele a mulher Samaritana, no poço de Jacó, não nos deixa dúvidas: Devemos confiar!

Buscar o fortalecimento das nossas redes sociais é o que nos manterá saudáveis para o mundo das incertezas. Buscar as verdades e as claridades do Espiritismo ainda é o melhor programa de sintonia com a espiritualidade. Que resta de nós senão confiar nas palavras do Cristo? Continuemos a ouvir a voz inconfundível Dele: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”. Precisamos de certezas para continuar nossa trajetória e Jesus é o Espírito mais perfeito que Deus destinou como Guia e Modelo da humanidade terrestre.

Jane Maiolo

Referências:
(1) João 4:26;
(2) João 10:24; e
(3) KARDEC, Allan /O Livro dos Espíritos- Questão nº 625.

Jane Maiolo
Jane Maiolo

Professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Dirigente da USE Intermunicipal de Jales. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales. Pesquisadora do Evangelho de Jesus. Colaboradora da Agenda Espírita Brasil. Apresentadora do Programa Sementes do Evangelho da Rede Amigo Espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui