
Valorize o que é mais necessário!
Ao prosseguirem {a jornada}, ele entrou em certa aldeia. E certa mulher, de nome Marta, o hospedou. Ela tinha uma irmã, chamada Maria, que estava sentada aos pés do Senhor, e ouvia a sua palavra. Marta distraia-se em torno de muito serviço. Colocando-se perto, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.
Em resposta, o Senhor lhe disse: Marta, Marta, inquieta-te e te agitas a respeito de muitas {coisas}. Porém é necessário uma.
Assim, Maria escolheu a boa parte, que não será tirada dela.
(Lucas 10:38-42)
Quando damos a atenção plena a algo ou alguém o tempo para. Maria dava toda a sua atenção àquele momento sagrado, diante daquele que ela sentia ser o Salvador trazendo a Boa Nova, então, qualquer outra atividade ali seria menos importante.
Ao vermos um filho nascer é um momento em que o tempo para e que fica gravado em nossa memória para sempre e nada é mais importante que isso. Os momentos de felicidade são assim, eternos em nossa alma.
Precisamos valorizar os momentos preciosos que a vida nos oferece a todo instante. Poderemos ficar surpresos com o que obteremos.
Estamos apressados indo para o trabalho e de repente um pássaro pousa em nosso caminho e o tempo para porque a visão é tão linda, não será Deus nos dizendo para desacelerar e apreciar mais os bons momentos?
A boa conversa em família, hoje, é substituída pelo celular. Até quando vamos a um restaurante, encontraremos famílias inteiras de cabeças baixas, em silêncio, pois estão dedilhando os celulares. O tempo precioso foi estagnado ali, desvalorizando o convívio tão precioso entre eles. Isso nos mostra que ações e pensamentos ruins podem eternizar em nossas vidas se não soubermos vigiar, não nos subjugando a eles.
Hoje perdemos o contato com a natureza, onde aprendemos a simplesmente contemplar os campos, o céu, o mar, as árvores, as flores, os animaizinhos e insetos, onde a calma impera, e não há impaciência, porque ali o tempo é para o belo, para o infinito, para o sagrado. Por isso, nas férias, a fuga em massa para as praias ou para ver o verde da natureza. É a busca instintiva para um lugar melhor para preencher o vazio da falta de autoconhecimento.
Nossas mentes estão tão poluídas que as pessoas, ao invés de apreciarem o som do mar ou a melodia da natureza em uma mata, o som do vento, ligam sons de músicas agitadas, com letras extravagantes, recheadas das paixões humanas frutos de pensamentos impulsivos, sem prudência. Provavelmente voltam para casa mais agitados que foram.
Mas tudo isso é fruto de nossas escolhas.
O planeta está reagindo aos maus tratos da humanidade.
Tudo o que sofremos é o resultado das sementes danificadas que semeamos. E Jesus, o grande obreiro do Senhor, desceu à Terra para nos ajudar a pensar, a trabalhar e a harmonizar as vidas em todas as realizações que se podem alcançar.
A nossa meta são mudanças: mudar com urgência, do modo que o Evangelho nos ensina. Se você sofre o desequilíbrio no seu mundo celular, não deve a ninguém culpar: busque a cura, o alívio com o remédio certo, experimente os métodos de curar que conhece, mas não esquece de harmonizar a sua mente em consonância com a mente divina, para que se processe a luz no coração e na consciência. Faça de sua vida uma canção, qual a natureza, e sentirá o princípio da felicidade bafejar o seu viver. (1)
Deus nos deu tudo que precisamos para evoluirmos na Terra-Mãe: as águas potáveis, os oceanos, as árvores, o ar que circula, os insetos, os pássaros, os movimentos da Terra, a luz do Sol, Jesus, a prece, e muito mais que nem podemos enumerar. E tudo está em harmonia e acessível a nós pela nossa alma. Mas precisamos nos conectar a isso tudo por nossa vontade, assim como Maria fez, valorizando escutar Jesus, o enviado de Deus para nos ensinar a verdade.
Maria estava pertinho do Mestre, fisicamente, mas hoje: Muitas pessoas pensam em Jesus tão distante, sendo que Ele se encontra tão perto, esperando que a alma abra a porta do coração, para que Ele entre ali, dentro da criatura, fazendo a Sua morada e direcionando a sua vida dentro da vida de Deus! (1)
Ouçamos alguns conselhos encontrados ao longo do livro Canção da Natureza do Espírito Kahena e valorizemos, como Maria, o que Deus nos deu:
Agradeça a Deus pelas águas que correm nas veias da casa grande em que moras… Quando no asseio corporal, lembra-te de orar; então a água poderá transformar-se em luz, capaz de te ajudar também na limpeza espiritual… O ar é força renovadora; onde pisarmos ele está presente para nos receber com o beijo que nos dá pelo sopro. Quando respirarmos, não nos esqueçamos de mentalizar o ar cheio de vida e de luz… Comunica-te, meu filho, mas aprenda a conversar na linha do Cristo…Cuidemos de verificar o que estamos semeando nos outros; temos liberdade para plantar, mas, não para colher…Sirva-se dos frutos, de modo que o desperdício não estrague sua vida… lembre-se de que, no momento da alimentação, deve esquecer o ódio, a inveja, o ciúme, a melancolia, o apego, a discórdia e o falatório inútil, porque os alimentos absorvem o que pensamos e falamos….As plantas são vivas: elas nos percebem e nos conhecem, até em nossas intenções. Por que não a amamos?… O mundo espiritual é um laboratório imensurável diante de todos nós, onde se processam fluidos e mesmo medicamentos, de variadas qualidades, que correspondem às nossas necessidades… Somos legiões de espíritos que trabalhamos por amor à humanidade, sob o comando de Nosso Senhor Jesus Cristo, que recebe de Deus o que devemos fazer… A melhor virtude para ser cultivada em amparo da alma é o amor, esse agente de Deus, conhecido em todo o mundo, e em todos os corações, em variadas dimensões, mas que é sempre ele acordando corações e estimulando sentimentos, formando a paz, onde estiver.
Maria Lúcia Garbini Gonçalves
Referência:
(1) MAIA, João Nunes, pelo Espírito Kahena. Canção da Natureza. Editora Espírita Cristã Fonte Viva. 1ª edição. Capítulos: Canção da Natureza; e A noite.
Veja também
Ver mais
O Espírita no Mundo de hoje!

Itens para o palestrante espírita
