Alegria é servir ao Cristo!

Francisco Rebouças
19/10/2024
635 visualizações

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.”
Paulo. (Filipenses, 2:5)

Jesus, nosso Mestre e Guia, através de instrutores incontáveis nos tem fornecido lições extraordinárias nas mensagens de que foram portadores com relação a nossa necessidade de crescer e progredir para alcançarmos a paz e a felicidade possível em nosso planeta.

Independentemente da corrente religiosa que escolhamos para seguir seus ensinamentos, desfrutamos de possibilidades enormes de engrandecimento da nossa alma, na esfera da luta comum, pois cada circunstância da vida é recurso precioso para o crescimento espiritual de cada criatura.

Entretanto, reconhecemos que nem sempre somos capazes de utilizarmos de maneira positiva os tesouros do tempo e dos demais variados recursos dos quais já somos possuidores, no trabalho de educação e burilamento de nós mesmos, jogando a culpa de nossos dissabores na conta do próximo ou da vida.

“A provação é oportunidade para o Espírito renovar-se.

A expiação constitui-lhe corretivo severo.

Provado, o Espírito se sente estimulado a conquistas novas, enquanto resgata os débitos anteriores.

Expiando, recupera-se e aprende, sem outra alternativa, enjaulado no processo de depuração.

A provação é solicitada.

A expiação é imposta.

Na primeira, há liberdade de ação; na segunda, desaparece a livre opção, ante o impositivo estabelecido.”

Franco, Divaldo Pereira, pelo Espírita Joanna de Ângelis. Livro Episódios Diários, cap. 20.

Precisamos despertar para a realidade de que quando descobrimos em alguém um portador de doença qualquer física ou espiritualmente falando, estamos diante de uma bela lição da qual precisamos tirar o ensinamento de que é imprescindível valorizar saúde.

Ante o companheiro agressivo, desrespeitoso, mal educado, a lição a ser aprendida é de que também nós temos hábitos e valores a serem transformados, entendendo definitivamente que todos somos espíritos portadores de bagagem não recomendável conforme observamos nos outros.

A ignorância é o motivo principal que nos impede de exercitarmos a caridade expandindo a extensão dos recursos luminosos que já tenhamos conquistados para compreender o tamanho das dificuldades vivenciadas pelos indivíduos à nossa volta, sabedores que somos de que também eles, podem se transformar se soubermos ofertar a valiosa bênção da fraternidade.

Quando afrontados pela malícia, é hora de utilizar nossa capacidade de sermos benevolentes para com o necessitado de nossa compreensão, mantendo-nos na serenidade e equilíbrio, não nos esquecendo de que diante dos desafios dessa natureza devemos agir com os recursos do amor e da consolação.

“Aproveitemos o campo da boa luta para a sementeira do bem, porque não responderemos pelos outros e sim por nós mesmos, quando a ordem superior da vida nos conduzir a exame necessário.
N
ão te prendas à sombra e, consciente de que receberemos, segundo as nossas próprias obras, procuremos, cada dia, a glória de servir, a fim de encontrarmos na imortalidade, fora das ilusões da carne, a Felicidade verdadeira e maior.” 

Xavier, Francisco Cândido, do livro Instrumentos do Tempo, pelo Espírito Emmanuel, cap. XI.

Urge descobrir em cada dia o que aprender com cada criatura que de nós se aproxima, e agradecer a Deus pela feliz oportunidade de trabalhar em nosso progresso íntimo para a imortalidade.

O tempo é também o grande talismã no caminho da alma rumo ao infinito, e cada minuto representa o luminoso instante de aproveitar a reencarnação para a construção da nossa paz, e felicidade verdadeiras.

Jesus nos inspire, guie e guarde!

Francisco Rebouças

Veja também

Ver mais
15.03.2025

Jane Maiolo estréia neste domingo em nossa Coluna de Artigos

Jane Maiolo, Dirigente da USE Intermunicipal de Jales/SP, Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales, estudiosa e pesquisadora do Evangelho a Luz da Doutrina Espírita, além de palestrante espírita, estréia…
15.03.2025

E a família, como vai?

Outubro (*) é o mês que comemoramos o reencarne de Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita e Café com Kardec resolveu abordar as várias facetas deste grande Espírito: homem,…
15.03.2025

AME PI | Saúde e perdão com Dr. Alberto Almeida

O PROJETO AME PI PERGUNTA desta quinta-feira ( 03/02/21 ) às 19:30 HS , traz a compreensão da medicação que vem da essência do amor:O PERDÃO ! O que representa…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?