
Vozes uníssonas!
As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós voz convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai a lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo! (1)
As instruções que promanam dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do Céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho. (2)
Pois é, a luz é poderosa. São as luzes dos céus que nos conclamam à nossa Evangelização para unirmos as nossas potências da alma para que o bem vença!
A luz é sempre soma, não a divisão. Qualquer religião que separe as pessoas, não é do bem.
O Espiritismo se nos depara por toda a parte na Antiguidade e nas diferentes épocas da humanidade. Por toda a parte se lhe descobrem os vestígios: nos escritos, nas crenças e nos monumentos. (2)
Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos dos cegos. (1)
O que acontece se estamos no breu de uma mata, longe das luzes da cidade, e acendemos uma vela? Ela ilumina o suficiente para seguirmos no caminho. Se mais pessoas fazem o mesmo juntas, todos enxergarão mais, iluminando mais longe. Imagine a luz que podemos criar com uma multidão acendendo luzes?
No Prefácio do Evangelho Segundo o Espiritismo acima citado, está o verdadeiro caráter do Espiritismo, que é a nossa evolução moral. E Jesus veio nos mostrar como, sempre enviando seus prepostos em missões para que as escamas caiam de nossos olhos, como foi o despertar de Paulo de Tarso.
Segundo o Espírito da Verdade, a luz vem desde tempos remotos por toda a superfície da Terra. Quando a hora certa chegou, Kardec recebeu as instruções dos Espíritos de vários cantos do mundo e de diferentes médiuns. O Evangelho está conosco e nossa missão é vivê-lo na prática desde então. E como estamos agora?
Hoje somos 2,18 milhões de cristãos no mundo.
No Brasil, sabemos que é onde o Espiritismo é mais forte. As casas espíritas pelo mundo são fundadas por brasileiros. Porém, sabemos que somos 2% de Espíritas no Brasil segundo IBGE, em 2021.
Veja a pesquisa do escritor Ivan Franzolin (3). Ele constatou que:
Uma pessoa espírita costuma ter relacionamentos também espíritas, frequenta um Centro Espírita, participa de eventos presenciais e online com muitos outros espíritas de todo o Brasil e do mundo! Recebe mensagens, assiste filmes, vê vídeos, sites, portais, lê livros, jornais, revistas, blogs, etc.
Segundo a pesquisa Mercado Editorial Espírita 2017, o movimento espírita tinha, neste ano, 8.407 títulos de livros escritos por 1.691 autores, em mais de vinte gêneros e produzidos por 181 editoras espíritas.
Tudo isso dá a impressão de que os espíritas são muitos, mas, a realidade mostra um grupo atuante, embora ainda pequeno.
Contudo, é constatado na pesquisa sobre os simpatizantes do espiritismo, veja abaixo:
Talvez para compensar a pequena participação dos espíritas no Brasil (2% no Censo 2021), as estimativas sobre o número de simpatizantes do espiritismo atingem cifras elevadas de 20 e até 30 milhões.
Devem ser considerados como simpatizantes, não apenas aqueles que frequentam esporadicamente as casas espíritas, mas, sobretudo, aqueles que demonstram interesse com alguns princípios e conceitos espíritas, leem livros e participam de redes sociais espíritas.
É verdade que a mídia aprecia bastante temas espiritualistas também adotados pela doutrina, como reencarnação, comunicação com os espíritos e outros vinculados pela sociedade ao espiritismo, mas que na compreensão Kardequiana apresenta entendimentos muitas vezes bastante diferentes, como punição, castigo, causa e efeito, trevas, umbral, cidades espirituais, passe, etc.
Pesquisas comprovam a simpatia por parte do povo brasileiro à essas temáticas, mesmo que suas religiões possam não concordar.
Este estudo procura se fundamentar em fatos e se aproxima bastante da realidade, indicando que há inúmeras oportunidades para oferecer o conhecimento espírita a muitas pessoas e, assim, ajudar, não só a manter viva a doutrina, mas favorecer o seu crescimento e desenvolvimento.
Esses fatos constatados mostram como as ideias do bem estão se espalhando pelo Brasil porque as pessoas acabam confiando numa casa de Deus que vá ao encontro de suas necessidades sem ferir a sua lógica e não pedindo contrapartidas.
Bem, o brasileiro viaja muito e leva essa semente de nossa cultura espiritual.
De acordo com as estatísticas do Ministério das Relações Exteriores em 2023, temos cerca de 4,9 milhões de brasileiros residentes no exterior e as maiores concentrações de brasileiros estão nos Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão. (4)
Os cidadãos do mundo que seguem o bem no planeta estão começando a aparecer na mídia, nos templos, nas escolas, nas famílias, nas universidades, em livros, revistas, blogs, em todos os lugares, em uníssono, propagando a necessidade do autoconhecimento, conhecimento e a prática do bem. Até a medicina está se debruçando sobre o valor da espiritualidade na cura das doenças.
O Espiritismo nos diz que se reconhece o verdadeiro espírita pelo esforço que faz para vencer suas más inclinações, ora, concluímos que todos que agem assim neste planeta é espírita, sem denominar-se como tal. Inclusive, André Luiz nos alerta “Ninguém se torna espírita por frequentar sistematicamente uma instituição espírita. Ser espírita é praticar a caridade com “olhar humano”, com empatia”. (5) Fica aqui a reflexão, somos espíritas de verdade?
Mas há os que trabalham e muito por nós, os Espíritos do Senhor estão nos enviando os mensageiros. Uma chuva de estrelas têm reencarnado como reforços da luz, pois a nossa necessidade é muito grande e é chegada a hora de mudarmos.
Tomemos a lira, façamos uníssonas vossas vozes!
O que acontece se estamos no breu de uma mata, longe das luzes da cidade, e acendemos uma vela? Ela ilumina o suficiente para seguirmos no caminho. Se mais pessoas fazem o mesmo juntas, todos enxergarão mais, iluminando mais longe. Imagine a luz que podemos criar com uma multidão acendendo luzes?
Maria Lúcia Garbini Gonçalves
Referências:
(1) KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Prefácio pelo Espírito de Verdade;
(2) KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Introdução;
(3) https://abrade.com.br/quantos-sao-os-espiritas-no-brasil-e-no-mundo/
(4) https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/comunidade-brasileira-no-exterior-estatisticas-2023
(5) XAVIER, Francisco Cândido. Pelo espírito André Luiz. Reflexão, Pense Nisso. https://espiritismobrasiloficial.blogspot.com/2023/04/espiritismo-brasil-ninguem-se-torna.html
Veja também
Ver mais
A Estrada da Vida

Eu, espírito transformador
