Natal com Jesus

92 visualizações

É tempo de natal com Jesus!

dezembro 24, 2024

Naturalmente que o clima do mês de dezembro é bem propício às festividades que tomam conta do espírito de todos nós, Cristãos, pela alegria que invade nossos corações nessa época.

Mesmo assim, ainda existem muitas criaturas que sequer atentam para as suas origens e o seu real significado, que vai muito além da cultura criada de trocar de presentes, que em muitas comunidades supera o real motivo das comemorações natalinas, que é a chegada do enviado de Deus para nos felicitar com a Boa Nova celeste.

O Natal do verdadeiro espírita é aquele que comemora o nascimento de Jesus por ser ELE o Espírito do mais alto conteúdo moral e espiritual que a Terra já recebeu. Que veio ensinar aos homens o real significado da palavra amor.

Muito mais que ensinar, exercitou seus fundamentos na prática, metendo mãos à obra para mostrar o caminho da verdadeira felicidade que não depende da quantidade de valores materiais dos quais alguém possa dispor, muito ao contrário, veio incentivar justamente o desapego às coisas mundanas para o desenvolvimento e conquista dos bens que facultam a elevação espiritual somente possível pela prática e vivência da caridade.

O nascimento ocorrido na manjedoura há dois mil e vinte e quatro anos atrás trouxe à humanidade a mais alta esperança e a inequívoca comprovação da grandiosidade do Criador e de seu amor, justiça e misericórdia infinitos.

Em sendo nosso Mestre e Guia, Jesus é o exemplo de purificação máxima do Espírito. Com ele recebemos a boa nova do Pai de que somos perfectíveis, e, após traçarmos a nossa marcha evolutiva, chegaremos à elevação de Espíritos Puros, tal qual conquistada ao longo das suas multimilenárias existências, conforme nos esclareceram os Espíritos Superiores na pergunta que segue: 625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?

“Jesus.” – (Kardec, Allan em O Livro dos Espíritos, FEB. 76ª edição.)

Sobre a excelência desse SER, ouçamos o que nos fala Joanna de Ângelis:

“No atual estágio da Psicologia profunda, um estudo da personalidade de Jesus não se torna conclusivo, por ausência de agudeza, recursos técnicos e profundidade de entendimento da Sua respeitável Doutrina, que vem abrindo expressivos espaços em torno da compreensão da criatura humana integral.

As fontes disponíveis para a coleta de dados e análise profunda são as narrações evangélicas, insuficientes, pelo referir-se aos Seus ditos e ações mediante linguagem especial, às vezes vitimada por interpolações, deturpações, enxertos perniciosos, que lhes descaracterizam a exatidão.

Não se encontram relatos históricos, dados precisos, porém informações, algumas delas fragmentárias.

De todo o acervo, no entanto, se depreende haver sido Ele incomum.

Sua energia expressava-se com brandura.

Sua bondade manifestava-se sem pieguismo.

Sua coragem exteriorizava-se como valor moral que nada temia.

Seu amor abrangia todos os seres, sem deixar-se arrastar pelos sentimentalismos banais e desequilibrados.

Sua sabedoria irradiava-se, sem constranger os ignorantes.

Sua gentileza cativava, sem deixar distúrbios na emoção do próximo.

Era severo, não brutal; afável, não conivente; nobre, não orgulhoso; humilde, não verbal.

N’Ele coexistem as naturezas psicológicas ânima e ânimus em perfeita sintonia. (…)

(…) Faltam, portanto, parâmetros, paradigmas para penetrar o pensamento de Jesus e entender-Lhe a vida, rica e enriquecedora, complexa e desafiadora. (…)

(…) Somente indo até Ele e deixando-se penetrar pela Sua Realidade, poderá a Psicologia profunda entendê-lO sem O definir, estudá-lO sem O limitar.

(Franco, Divaldo Pereira, Livro: Desperte e seja feliz, pelo Espírito Joanna de Ângelis, cap. O Homem Jesus.)

A celebração do Natal pelo espírita, é o vivo exercício da caridade e do amor de Deus para conosco e com todos, esforçando-nos para ao nosso nível de entendimento, capacidade e possibilidade a exemplo de tudo o que O Mestre realizou, fazer brilha a nossa luz no mundo não apenas no Natal, mas em todos os dias de nossas vidas, como nos propôs Jesus ao resumir para nossa melhor compreensão as Leis e os profetas em “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”. (Mateus 22:37-39).

Invistamos nisto e que Deus nos guie e ilumine em nossos melhores propósitos!

Francisco Rebouças

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?