evangelho

1212 visualizações

Ide e pregai: os Espíritos do alto estão convosco

novembro 16, 2014

jane-maiolo-300x318“Porque, se anuncio o Evangelho, não tenho de me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o Evangelho!” (I Coríntios, 9:16)

Anunciar o Evangelho é tarefa de “Homens Fortes”.

Paulo de Tarso compreendendo o convite do Senhor, às portas de Damasco, realizou paulatinamente grandes transformações no pensamento religioso da Humanidade terrestre.

Focado na sua missão, a de levar a Boa Nova aos corações de todos os sofredores, aflitos, gentios, gregos ou romanos, fez-se o vaso escolhido, no qual o Cristianismo pôde abastecer suas fontes inesgotáveis de entendimento e sabedoria.

Os dias, os meses, os anos e as décadas se modificam, a sociedade é outra, com mais anseios, apelos, sofrimentos e reações chocantes, mas a mensagem da Boa Nova ainda é a mesma, em sua essência pura e incorruptível, por mais que se adulterem os documentos.

Justo analisar que os “pregadores” do Evangelho já não são mais os mesmos.

Espantoso como a simplicidade, a bravura e o comprometimento também já não têm o mesmo foco. Onde os sinais do Apóstolo dos Gentios em nós?

Padre Antônio Vieira afirmava no seu Sermão da Sexagésima: “Antigamente convertia-se o Mundo, hoje por que se não converte ninguém? Porque hoje pregam-se palavras e pensamentos, antigamente pregavam-se palavras e obras”.

Estamos presenciando uma época onde a tribuna está sendo invadida por uma leva de pregadores mais focados na própria divulgação do EU e dos Seus produtos, na sua imagem, na repercussão dos seus feitos, do que na Mensagem libertadora do Mestre.

Não nos esqueçamos, porém, que o Modelo e Guia da Humanidade é Jesus e somente Ele deverá aparecer, lembremos o precursor João Batista “é necessário que ELE cresça e eu diminua”. Nós apenas somos instrumentos imperfeitos convidados a nos reabilitarmos diante da Lei Eterna ajudando na divulgação da Boa Nova, ou como afirma Emmanuel somos apenas e de fato simples “pregadores de cartazes convidando à festa do Reino”, e que não fomos ainda, pessoalmente convidados à festa, mas que estamos espalhando cartazes por ordem superior.”

Compreendamos nosso papel frente à divulgação espírita. Sejamos mais simples, exijamos menos, sejamos mais humilde, convivamos com as pessoas quer sejam sofredores, enlouquecidos, desprovidos, esquecidos…

Manias, sistemas e exigências descabidas não combinam com o perfil do verdadeiro pregador da Boa Nova.

Mais do que nunca as pessoas precisam ser envolvidas nas doces vibrações contidas no Evangelho do Cristo.

Ide e pregai, mas não nos esqueçamos que mais que palavras, é importante desenvolver sentimentos naquilo que estamos realizando.

Ide e pregai, pois os Espíritos do Alto estarão convosco!

Jane Maiolo

Referencias bibliográficas:

Bíblia de Jerusalém- Edições Paulinas, São Paulo/Brasil -Primeira Epistola aos Coríntios –cap.9:16
Bíblia Almeida corrigida e revisada- Evangelho de João cap. 3:30
VIEIRA Antônio . Sermão da Sexagésima. In: Os sermões. São Paulo. Difel, 1968. VI, p. 91
KARDEC, Allan Kardec. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 3ª edição .FEB. Rio de Janeiro, 2007. Cap.XX, item 2.
SCHUBERT Suely Caldas. Testemunhos de Chico Xavier . 16ª edição. FEB. Brasília-DF. p. 73.

Jane Maiolo
Jane Maiolo

Professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Dirigente da USE Intermunicipal de Jales. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales. Pesquisadora do Evangelho de Jesus. Colaboradora da Agenda Espírita Brasil. Apresentadora do Programa Sementes do Evangelho da Rede Amigo Espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui