falar

800 visualizações

Jeito no falar

abril 19, 2015

carlos-barrosUm dos principais problemas no relacionamento humano é a falta de jeito no falar. Nem sempre conseguimos a melhor forma de dizer o que gostaríamos a alguém, sem criar embaraços ou desentendimentos. A nossa sinceridade pesa bastante quando o mais sensato seria dosá-lo com um pouco de paciência e tolerância.

Um exemplo: quando nosso filho nos falta com o respeito, briga com o irmão mais novo, bagunça toda a casa e não assume nenhum compromisso com a própria educação. Como reagimos? Atacamos seus sentimentos, seu orgulho, sua dignidade, quando não passamos para a agressão física.

Essa não é a atitude correta para corrigir os seus desmandos e impetuosidade juvenil.

Com autoridade moral, devemos convocá-lo para uma boa conversa na qual o diálogo seja marcado pela serenidade de ânimo e pelas palavras certas, evitando um clima de violência doméstica entre as partes envolvidas.

Em quaisquer situações, dentro ou fora de casa, devemos ter cuidado quando formos tratar dos nossos problemas ou das questões alheias. Devemos ter sempre em vista que não somos juízes da conduta nem do comportamento de ninguém, principalmente quando os autores forem pessoas maiores de idade e responsáveis por seus atos diante da vida que leva.

O saudoso médium mineiro, Francisco Cândido Xavier, costumava dizer que o outro tem direito de fazer da sua vida o que bem entender. Mesmo que violente sua dignidade e o seu livre arbítrio, ele estará fazendo mal a si mesmo.

Bem diferente do mal que fazemos a nós e aos outros, agindo deliberadamente para prejudicar sua idoneidade moral, com agressões verbais e até físicas quando não somos correspondidos e temos nossa vontade contrariada.

E tudo isso começa apenas com um simples jeito no falar.

Quem fala alto, quase aos gritos, não obtém bons resultados com quem quer que seja. Ao contrário daquela pessoa que usa a voz baixa, moderada, educada e escolhe as palavras para justificar sua atitude na cobrança de alguma conduta indevida de nossa parte.

Jeito no falar. Esse é o segredo para convivermos de forma equilibrada e harmoniosamente com as pessoas que compartilham suas experiências de vida terrena conosco.

Não esqueçamos que a Terra é uma escola. Dela sairemos aprovados e jubilados quando aprendermos a disciplinar nosso olhar, nosso ouvido, nosso pensar e nosso falar. E agirmos com os outros da mesma maneira que gostaríamos que os outros agissem com a gente.

Carlos Antônio de Barros

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em <https://theumlaut.com/wp-content/uploads/2014/06/talking.jpg>. Acesso em 18ABR2015.

Carlos Antônio de Barros
Carlos Antônio de Barros

Carlos Antônio de Barros é jornalista, redator, diagramador e editor, com 65 anos de idade, sendo 30 anos dedicados ao movimento espírita da Paraíba, atuando em diversos órgãos de divulgação da Doutrina Espírita. Trabalha no Centro de Estudos Espíritas e Evangelho no Lar – Irmãos Hansenianos em João Pessoa.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?