Página InicialTextos EspíritasOportunidades

1109 visualizações

Oportunidades

junho 8, 2015

andre-sobreiroNa extraordinária obra “O Consolador”, o benfeitor Emmanuel foi indagado, na sábia pergunta que recebeu o número 182:

– O remorso é uma punição?

Igualmente bela, a resposta do sábio amigo espiritual de Chico Xavier nos ensina que:

– O remorso é a força que prepara o arrependimento, como este é a energia que precede o esforço regenerador (…).

Tentemos compreender a didática de Emmanuel.

Nos dizeres do benfeitor, o arrependimento é precedido, na grande maioria dos casos, pelo remorso. Sentimento nada agradável, não obstante benéfico no sentido de mover o ser, imperfeito e falho em direção à luz.

O arrependimento, por sua vez, foi discutido em “O Livro dos Espíritos”, entre as questões 990 e 992. Sugerimos ao amigo leitor que estude essas questões.

Mas o ponto central na nossa reflexão é o final do trecho citado da resposta de Emmanuel.

Quando o benfeitor nos ensina que o arrependimento “é a energia que precede o esforço regenerador”, ele brilhantemente nos esclarece que sempre teremos a oportunidade de reparar nossas faltas!

Na sua infinita e incomensurável sabedoria, Deus não fecha a seus filhos as portas da reparação. Sempre nos ofertará chances de corrigir nossas falhas, aprendendo com essas experiências e tentando, na medida de nossas forças, não mais cometer os mesmos equívocos.

As oportunidades sempre surgem!

Se nos mostram como reconciliações perante aqueles (as) com quem os desentendemos, correção de atos, pessoas que precisam de nossa colaboração, muitas vezes nos dando a oportunidade de corrigir erros grotescos, referentes ao passado doloroso…

Em “O Livro dos Espíritos”, na questão que recebeu o número 171, encontramos confirmação para essa ideia na extraordinária questão feita pelo Codificador, e na proporcionalmente bela resposta dos Imortais que auxiliam Jesus na condução do planeta:

171. Em que se funda o dogma da reencarnação?

– “Na justiça de Deus e na revelação, pois incessantemente repetimos: o bom pai deixa sempre aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento (…).

André Sobreiro

Nota do editor:
Imagem em destaque disponível em <http://apenaspulse.com/arrependimento-peso-consciencia/>. Acesso em:08JUN2015.

André Luiz Iesi Sobreiro
André Luiz Iesi Sobreiro

Expositor, dirigente de estudos, trabalhador do CE Portal de Luz e da Rede Amigo Espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como