Renúncia

Antonio Alcântara Conter IN MEMORIAM
23/07/2015
1530 visualizações

Romance histórico de autoria do Espírito Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier no ano de 1942, em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, capa-livro-renuncia-emmanueleditado pela FEB (Federação Espírita Brasi-leira).

Sinopse – A época do romance se estende do ano 1662 aos “primeiros anos do século XVIII”. “História Real. Século de Luís XIV. Em França, Espanha, Irlanda e Américas. Heroísmo e martírio de Alcíone”. “No dia 7 de junho de 1662, Paris em peso não comentava outro assunto senão as esplêndidas festas populares do Carrousel, que Luís XIV havia improvisado em frente às Tulheri-as.”.

O texto acima, entre aspas, foi transcrito do frontispício (folha de rosto) e do primeiro parágrafo do Capítulo Dois, do livro “Renúncia”.

Entretanto, nem tudo era festa em Paris. “Em 1663 um surto variólico alastrava-se em enormes proporções.” “A terrível moléstia (a varíola) trazida à Europa pelos sarracenos no século VI, era, então, o terror das cidades populosas.”.

No diálogo narrado no capítulo primeiro, ocorrido no plano espiritual, temos uma noção do drama que envolveu a personagem principal dessa história.

“– Quem é o viajor que vai seguindo na direção das Faixas Negras?
– É Alcíone, que se propôs novo trabalho entre os espíritos encarnados na Terra.
– Que dizes? – indagou tomado de espanto – Alcíone beberá novamente o cálice amargo de tamanha renúncia?
– São os sacrifícios do amor, meu filho! – respondeu o preposto do Cristo, evidenciando compreensão e serenidade. – Só o amor poderia compeli-la a permanecer ausente do nosso Amado Lar.”.

Os personagens mais importantes do enredo são: Margarida Vilamil, Inácio Vilamil, Antero de Oviedo, Padre Damiano, Madalena Vilamil, Cirilo Davemport, Jaques Davemport, Robbie Vilamil, Susana Duschese e Alcíone Vilamil Davemport.

Quem leu, prestou bastante atenção e, principalmente, estudou os cinco maiores e melhores ro-mances verídicos da literatura espírita, deve ter percebido que, com exceção do livro “Paulo e Estevão” (pela impossibilidade de estar encarnado em dois corpos humanos na mesma época), o atualmente Espírito Emmanuel, achava-se encarnado nos livros “Há 2000 anos”, “Cinquenta Anos Depois”, “Ave, Cristo!” e “Renúncia”.

Antônio Alcântara Conter

Veja também

Ver mais
24.03.2025

A felicidade segundo Sanson

Após a publicação - em 18 de abril de 1857 -, de O livro dos espíritos, Allan Kardec compreendeu que a novel Doutrina dos Espíritos necessitava de um local regular…
24.03.2025

Viva la vida, mas onde está o poder?

Testemunhamos hoje o reinado dos poderosos que detêm a maior parte dos recursos monetários do planeta. Eles são ambiciosos e visam acumular ainda mais riquezas, não importando o planeta, a…
24.03.2025

XXI CONGESDE (Confraternização de Grupos de Estudos Sistematizado da Doutrina Espírita). Tema Central: “Obsessão na Atualidade” com Maria Elisabeth Barbieri

Neste próximo domingo, dia 12 às 9h:30min, a convidada será Maria Elisabeth Barbieri, falará sobre “As causas morais da obsessão e os nossos desafios para superação.” Grupo Dom, fará a…
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo(a)?