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Crenças inflexíveis

dezembro 23, 2016

“Quero pois que os homens orem em todo lugar levantando mãos santas sem ira nem contendas”. [1] Timóteo 1;8

A palavra tentação vem do latim tentatio,onis que etimologicamente significa instigar, induzir, influenciar.

Somos criaturas facilmente influenciáveis e a prova inconteste é o crescente número de ocorrências positivas e negativas que nos envolvemos num período relativamente curto no espaço-tempo.

Até o presente momento as vozes do mundo espiritual vem realizando um esforço hercúleo a fim de que despertemos para a verdadeira vida, que é a vida espiritual, porém, o sono da ilusão ainda mantém-nos  induzidos às manobras lentas e desprovidas de iluminação interior.

Mergulhados num sono profundo e alheios a nossa responsabilidade com a vida espiritual iniciamos os primeiros movimentos para o despertar do espírito, todavia, a tentação de permanecermos na ilusão ainda nos ensombrece a razão.

O gosto pelo domínio das ideias e instituições, pelo poder, pelos prazeres efêmeros, fazem com que permaneçamos em estado de hipnose e inutilidade.

A busca pela verdade deveria ser o objetivo real e intransferível das nossas existências na matéria densa.

Pela tradição do Judaísmo,  Malaquias foi o último dos Profetas do Antigo Testamento a anunciar a vinda do Cristo e as  verdades esquecidas e  restabelecidas para época. Malaquias  foi o profeta que após o exílio do povo Judeu na Babilônia teve a tarefa de avivar os ensinamentos transcendentes  ao povo hebreu . Após o seu silêncio os seres espirituais, na sequência, emudeceram profundamente.

Por quatrocentos anos não se ouviram mais as vozes do “céu”, entretanto, os habitantes das regiões celestes, responsáveis pelo nosso adiantamento e evolução espiritual, permaneceram no trabalho silenciosos.

Os operário divinos, responsáveis pelo destinos da Terra,   enviaram para o orbe alguns personagens grandiosos na área da filosofia, a saber, Sócrates, Platão, Aristóteles; artesãos da beleza como Horácio, Virgílio e estrategistas militares como , Aníbal, Alexandre , Júlio Cesar, dentre outros homens, com os objetivos específicos de solavancos psíquicos e progresso social, político, econômico, filosófico, artísticos na Terra.

Todos os enviados citados acima foram falíveis como todo ser humano o é, porém, se contribuíram para alguns avanços ao mesmo tempo escreveram dores e sofrimento nas suas trajetórias.

Entretanto, de repente o silêncio do mundo espiritual é rompido e as vozes inexplicáveis retornam ao mundo físico através de João, o Batista, notório pelo simbolismo da voz do que clama no deserto. O filho de Isabel anuncia a presença apoteótica do Cristo entre nós. Os panoramas sócio-culturais e espirituais ganham outra dimensão, outro colorido, outra Vida. Novas esperanças.

O pensamento religioso sofre um abalo, não obstante as transformações do ser continuem morosas, lentas.

Com Jesus iniciamos uma Nova Era de emancipação espiritual, ou seja, a transição entre a ignorância e a sabedoria espiritual. Suas pregações, seus exemplos nos impulsionaram para o pensamento de um novo paradigma, que lançado silenciosamente, levaram-nos a entender que há um mundo espiritual à nossa volta com qual mantemos contato ,ou seja, somos influenciados, induzidos, seduzidos, instigados e constrangidos.

O espírita,  médico neurologista e neurocirurgião Nubor Facure elucida reflexões oportunas na sua recente obra intitulada Metaneurologia ao proferir que “há outras expressões de vida e energia para os quais ainda não temos instrumentos para registrar a presença. (…) A evolução fundamental é a evolução da Alma que repercute e altera a evolução biológica. (…) Há muito mais experiências ao nível psíquico do que na dimensão material. (…) O corpo espiritual é o que contém nossa história filogenética em toda a sua pujança”. [2]

Somos seres que vivemos múltiplas existências e no Universo há várias moradas. Nossas crenças e convicções dantes inflexíveis hoje carecem de revisões. Os ancestrais  julgamentos sobre a vida terrena e a pujante realidade espiritual carecem ainda  de apuradas  cogitações coerentes. As crenças autocráticas e monolíticas  haverão de desaparecer. A tentação de conservarmos inertes nos braços de Morfeu tem que ser vencida, porém, conforme orienta sobre a concórdia,  o “Convertido de Damasco” adverte ao discípulo Timóteo: “Quero pois que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas sem ira e sem contenda”. [3]

É imperioso lembrar que “As grandes vozes do céu ressoam como o toque da trombeta, e os coros dos anjos se reúnem. Homens, nós vos convidamos ao divino concerto: que vossas mãos tomem a lira, que vossas vozes se unam, e, num hino sagrado, se estendam e vibrem, de um extremo do Universo ao outro.[4]

Somos colaboradores do Cristo e nossas vozes precisam entoar o cântico da Terceira Revelação ao mundo nas expressões arrebatadoras da verdade, do consolo e da instrução oriunda do mundo espiritual , amparadas na concordância e universalidade dos ensinos dos espíritos.

Deterioremos as vaidades, debelemos as injúrias, silenciemos as blasfêmias, afinal,  Jesus nos solicita mãos que servem ao bem  e vozes  que anunciam verdades imortais ,  jamais iras e contendas entre nós.

Jane Maiolo

 

Referências:
(1) Timoteo 1;8.
(2) Facure, Nubor Orlando-Metaneurologia – Há um “cérebro” além do cérebro /- Londrina, PR: EVOC, 2016. 63 p.(3) Timóteo-1;8.
(4) KARDEC, Allan Kardec. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 3ª edição .FEB. Rio de Janeiro, 2007.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em
<http://www.euviemlinhares.net/noticia/2821/cat/234/quebrando-correntes-detalhes-de-uma-campanha-que-vai-mudar-a-sua-vida.html>. Acesso em: 23DEZ2016.

Jane Maiolo
Jane Maiolo

Professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Dirigente da USE Intermunicipal de Jales. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales. Pesquisadora do Evangelho de Jesus. Colaboradora da Agenda Espírita Brasil. Apresentadora do Programa Sementes do Evangelho da Rede Amigo Espírita.

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