725 visualizações

Da prática do bem não se pode desistir!

julho 12, 2017

“Pondo de lado todo o impedimento… corramos com perseverança a carreira que nos está proposta”. Paulo (Hebreus, 12:1.)

Precisamos ter olhos de ver e ouvidos de ouvir para observar a generosidade grandiosa das concessões Divinas por toda a parte em nosso favor, sem que, muitas das vezes, sequer percebamos.

“Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que lhe pedem. Seu poder cobre a Terra e, por toda a parte, junto de cada lágrima colocou ele um bálsamo que consola. A abnegação e o devotamento são uma prece contínua e encerram um ensinamento profundo. A sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores compreender essa verdade, em vez de clamarem contra suas dores, contra os sofrimentos morais que neste mundo vos cabem em partilha. Tomai, pois, por divisa estas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõe. O sentimento do dever cumprido vos dará repouso ao espírito e resignação. O coração bate então melhor, a alma se asserena e o corpo se forra aos desfalecimentos, por isso que o corpo tanto menos forte se sente, quanto mais profundamente golpeado é o espírito. – O Espírito de Verdade. (Havre, 1863.)” (1)

Embora quase sempre nos entreguemos a demoradas meditações sobre a distribuição de alguns desses recursos que nos chegam pela infinita misericórdia Celestial em favor de algum dos nossos semelhantes, Deus não altera as suas Leis de abundância, para que não falte a ninguém o mínimo necessário para seu bem estar.

Alguns exemplos dessa generosidade Divina podem ser comprovados no trabalho incessante do Sol magnificente, nutrindo a vida em todas as direções, na fartura do ar puro fornecido a tudo e a todos sem mesquinhez, na beleza da fonte que se dá sem reservas e sem exigências, tudo, infinitamente, doado a todos sem custo algum.

Assim como acontece às concessões do Senhor na ordem material, também no Reino do Espírito desfrutamos de uma imensidade de benefícios, isto porque, as portas da Sabedoria e do Amor permanecem, incessantemente, abertas para as descobertas científicas que nos facilitarão sentir as alegrias da compreensão humana e perceber que as luzes da sublimação interior estão acessíveis a todas as criaturas.

“Não pode o homem, pelas investigações científicas, penetrar alguns dos segredos da Natureza?
A Ciência lhe foi dada para seu adiantamento em todas as coisas; ele, porém, não pode ultrapassar os limites que Deus estabeleceu.
Quanto mais consegue o homem penetrar nesses mistérios, tanto maior admiração lhe devem causar o poder e a sabedoria do Criador. Entretanto, seja por orgulho, seja por fraqueza, sua própria inteligência o faz joguete da ilusão. Ele amontoa sistemas sobre sistemas e cada dia que passa lhe mostra quantos errou tomou por verdades e quantas verdades rejeitou como erros. São outras tantas decepções para o seu orgulho”. (2)

No entanto, mesmo diante do imenso rio de graças que a vida nos propicia, cada criatura somente se beneficia da porção de riquezas que possa perceber e utilizar, proveitosamente, a seu favor e do seu semelhante. Para isso é necessário que cada um de nós estude, observe, trabalhe e procure renovar e ampliar a visão acanhada que sempre nos dificultou a caminhada na estrada do progresso moral e espiritual.

É inteligente raciocinar que sendo Deus nosso Pai e Criador, a ninguém deixou de conceder os dons e as virtudes necessários ao nosso crescimento espiritual que nos farão alcançar um dia a pureza e a felicidade as quais estamos destinados como filhos amados por um Amor que ainda estamos muito distantes de compreender.

Francisco Rebouças

Referências Bibliográficas:
(1) KARDEC, ALLAN. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB, 112ª edição, cap.VI, item 8;
(2) KARDEC, ALLAN, O Livro dos Espíritos. Capítulo 2, Item 19. FEB, 76ª edição.

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em <https://osegredo.com.br/wp-content/uploads/2016/07/A-BONDADE-VALE-MAIS-DO-QUE-QUALQUER-DIPLOMA-FOTO-DE-CAPA-E-FOTO-02.jpg>. Acesso em 12JUL2017.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue o cartaz do seu evento espírita.

Clique aqui